Pequenos e médios empresários estão mais conscientes em relação riscos
O Brasil está no caminho certo na cultura de gerenciamento de riscos. É o que aponta a Pesquisa Global da Zurich, feita com 200 executivos de PMEs instaladas no país. Em relação ao ano anterior, reduziu-se pela metade o número de gestores que não acreditam que sua empresa corra algum risco – 11% contra 22% em 2014.
“O empresariado está se tornando mais consciente de que danos involuntários podemacontecer a qualquer momento, e a tendência é que se tornem mais precavidos”, analisa Paulo Alves, diretor de Linhas Comerciais da Zurich Brasil.
“A Pesquisa Global Zurich 2015 identifica ainda outra boa notícia: estamos em linha com a média global, que registra 10,4% de consciência neste sentido”, complementa Alves. A pesquisa foi realizada com três mil PMEs, 200 de cada um dos 15 países participantes, dentre eles o Brasil.
“Informações constroem a cultura, e a cultura do seguro tem ainda área para crescer”, destaca Emanuel Baltis, CEO de Global Corporate para o Brasil.
“As 11% de PMEs nacionais que não aceitam a ideia de que são suscetíveis a riscos não enxergam as consequências de um dano, a exemplo da perda de clientes ou pagamento de multas por descumprimento de contrato (falha na entrega). Caso não haja um estudo de viabilidade, os riscos diretos podem afetar a reputação da marca, devido à responsabilidade quando ocorre a troca de um fornecedor e consequentemente uma possível perda da qualidade do produto”, diz o diretor.
Países com índice de consciência menor que a do Brasil
O Brasil tem mais consciência perante riscos que outros seis países pesquisados, entre eles os Estados Unidos, onde 15% das PMEs acreditam estar imunes. Na Itália e na Turquia são 12% e em Portugal, 13%. Na Irlanda o índice chega a 15,5% e na Malásia atinge 19%.
Pesquisa:
A intenção da pesquisa – e da divulgação dos resultados- é elencar informações sobre expectativas do mercado, de modo a colaborar com a tomada de decisões mais assertivas. Foram entrevistados executivos de PMEs de diferentes setores, que apontaram expectativas e receios para os 12 meses seguintes à pesquisa.
Realizada anualmente, e em diversos países,a pesquisa também estabelece comparativos e aponta caminhos que as entrevistadas pretendem seguir. Em cada país participaram 200 PMEs.
A análise foi executada pela empresa globalde pesquisa GfK entre os meses de julho e agosto de 2015. Foram entrevistados executivos de 3.000 pequenas e médias empresas (0-250 empregados em tempo integral). Entre eles CEO/ Proprietários, Gerentes Gerais, CFO / Tesoureiros, COO / Chefe de Operações.
A pesquisa foi realizada com PMEs de 15 países: Alemanha, Áustria, Brasil, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, Hong Kong, Irlanda, Itália, Malásia, Marrocos, México, Portugal, Suíça, Turquia.
Os líderes das 3.000 empresas foram convidados a identificar até três ações e três desafios vislumbrados para seu negócio nos 12 meses seguintes. Zurich e GfK continuam acompanhando as PMEs na intenção de compreender como os desafios estão sendo geridos.
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