Metas: como desafiar os colaboradores da forma correta
Para o consultor empresarial Roberto Vilela, o segredo é traçar os objetivos de forma personalizada. Ele dá dicas para os gestores aproveitarem o melhor de toda a equipe.
O dia a dia de todos os profissionais focados em evoluir é repleto de desafios e situações que exigem superação. Tão importante quanto estar preparado para enfrentar o mercado profissional é saber da própria potencialidade, conhecer as principais virtudes e fraquezas da concorrência. Muitas empresas distribuem os seus objetivos mercadológicos em metas para a sua equipe de vendas. Mas às vezes deixam de analisar de maneira racional as capacidades destes profissionais individualmente.
Roberto Vilela, consultor da Mega Empresarial, explica que um dos grandes fatores que auxiliam no sucesso durante o desempenho da equipe de vendas está no momento da elaboração dos objetivos individuais. “Metas desafiadoras são fundamentais, porém números exagerados e acima da capacidade do profissional fazem com que o efeito seja inverso. Na maioria das vezes, elas são estabelecidas para desafiar, incentivar e incrementar a performance. Entretanto, quando o intuito extrapola os limites, faz com que haja um desânimo e, até mesmo, a possibilidade da queda no rendimento”, explica.
Por isso, todo cuidado é fundamental no momento de traçar as metas. É preciso analisar detalhadamente cada cenário, profissional e momento do mercado para o equilíbrio dos números. “O objetivo sempre será provocar e evoluir, mas a linha que separa o estímulo do desânimo é muito tênue e deve ser observada. É sempre importante salientar que o foco no resultado está muito vinculado ao constante feedback por parte do gestor da equipe”, ressalta.
Então, acompanhar constantemente os números, entender os reflexos e atuar no momento oportuno, podem fazer com que a equipe se mantenha coesa e superando gradativamente cada obstáculo que surgir pelo caminho.
Roberto afirma que estabelecer um alinhamento prévio no momento de definir as metas com a equipe gera um sentimento de comprometimento e responsabilidade. Afinal, o gestor cria um compromisso com os colaboradores e, consequentemente, haverá maior possibilidade de cobrar os resultados. “A inteligência emocional pode ser um trunfo para o gestor. Buscar estimular de maneira personalizada cada componente, entender limitações e perceber potenciais, faz com que os resultados traçados possam acontecer. Estar atento aos sinais dos profissionais, procurar desafiar, motivar e cobrar, porém sem perder o controle da situação. Então, a estratégia e o planejamento ajustado certamente levarão a equipe ao sucesso e proporcionarão com que os objetivos possam ser atingidos”, finaliza o consultor.