Lideranças contábeis de SC recebem gestores da ACCA Global em Florianópolis
A contabilidade catarinense foi apresentada nesta quinta-feira (14) à Association of Chartered Certified Accountants (ACCA), de Londres. O representante da ACCA América Latina, Toby Moseley, e do Brasil, Eduardo Mello, apresentaram na plenária do CRCSC, diante de toda a liderança contábil de Santa Catarina, as ações da ACCA, uma instituição que certifica contadores pelo mundo a serem parceiros estratégicos de negócios globais.
A ACCA oferece, pelos países que firma parceria, suporte aos profissionais que almejam padrões internacionais de contabilidade, com treinamentos online nas áreas públicas ou privada, com foco na sustentabilidade corporativa dos negócios contábeis. De acordo com Eduardo Mello, o profissional contábil no Reino Unido é altamente gabaritado e requisitado por empresas multinacionais. “Buscamos promover aqui no Brasil o enobrecimento da contabilidade, pois sabemos o quanto são importantes aqueles profissionais alinhados com o mercado mundial. O contador brasileiro precisa entender que sua profissão é uma das mais bem remuneradas e requisitadas pelo mundo. Para isso, é preciso estar qualificado para tais cargos”, explica o representante da ACCA no Brasil.
A certificação pela ACCA não é da forma tradicional, como um curso, por exemplo. São exames nos quais os profissionais contábeis devem superar 14 etapas, podendo ser concluído entre três e dez anos, dependendo de seu comprometimento. São questões envolvendo situações de práticas contábeis internacionais, inclusive, tornando-o especialista em IFRS. “O profissional com este certificado leva como bagagem um diferencial exclusivo, capacitando-se como um trabalhador sem fronteiras, podendo lidar com todas as tratativas mundiais da contabilidade”, disse Toby Moseley.
O presidente do Sescon Grande Florianópolis, Fernando Baldissera, disse que esta primeira reunião foi apenas para a associação européia se aproximar dos contadores da América Latina, e destacou a iniciativa. “Esta é uma forma de nós oferecermos aos contadores brasileiros um ‘plus’ aos que buscam uma carreira promissora em empresas multinacionais, tanto aqui no país como no exterior”, disse Baldissera.
O presidente do CRCSC, Adilson Cordeiro, lembrou que o Sistema CFC/CRCs poderá ajudar na formalização e difusão da certificação no Brasil, junto com a Fenacon e a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC). “Queremos fomentar a qualificação, pois o mercado demanda uma formação mais voltada à prática profissional e é latente a necessidade de certificação”, disse ele.
Após este primeiro contato com Santa Catarina a ACCA vai organizar, com o apoio das entidades, uma aproximação nos próximos meses com as instituições federais para alinhar as formas de como este programa poderá ser implantado no país.
Conheça: www.accaglobal.com