JB lança ferramenta para agilizar trabalho de contadores
Estas são perguntas para quem é contador: Quantas tarefas você consegue organizar e gerenciar em um dia, uma semana ou um mês? Quanto tempo gasta para acompanhar elas? E quantas planilhas são necessárias para análise? Certamente as respostas não estão no singular. Foi o que a JB Software, empresa de Pinhalzinho, há 28 anos no ramo tecnológico de soluções contábeis, tributárias e pessoas, identificou. Para solucionar este entrave profissional, desenvolveu uma ferramenta web que possibilita avaliar todas as tarefas em um único click.
A ferramenta web e mobile, lançada nesta semana, se chama JB Obrigação e é capaz de reduzir em até 80% o tempo gasto pelos profissionais, com gerenciamento de tarefas do escritório, segundo repassou Mauro Juliani Júnior, contador que está auxiliando na homologação do produto.
O software permite criar tarefas semanais, mensais ou anuais, organizar e gerenciar as atividades por empresa e por colaborador e, ainda, acompanhar o andamento de cada uma delas pelo aplicativo no celular ou pelo computador. É o fim das intermináveis planilhas de Excel e da organização manual das tarefas que “roubam” o maior tempo de trabalho dos profissionais.
O novo investimento tecnológico da JB Software não aconteceu por acaso. A empresa surgiu em 1990 com o desafio de criar programas de computador para facilitar o dia a dia de trabalho dos escritórios de contabilidade da família Bach. Quase três décadas depois, 90% dos clientes da JB são contadores, referência da empresa que possui 35 franquias e 300 colaboradores, diretos e indiretos, espalhados em todo o território nacional.
– Essa ferramenta é um sonho nosso, de contador para contador. Quando iniciamos com escritório de contabilidade, chegamos a gerenciar uma carteira de 100 empresas, somando aproximadamente 4.000 tarefas para serem controladas. Era um monte de planilhas sobrepostas, post its para todo lado, pilhas de papeis. O pior era fazer o acompanhamento de tudo isso, saber quais tarefas estavam prontas, em atraso, perto do vencimento, quais precisavam ser criadas… A ferramenta que criamos faz tudo isso, ela melhora a vida dos contadores, simplificando os controles– ressalta a diretora executiva da JB, Elisabete Bach.
O processo de desenvolvimento da ferramenta levou ao todo quatro anos e envolveu 30 contadores e seis profissionais de analistas, desenvolvedores, testadores, entre outros. O último ano foi dedicado a implantar em contadores chaves para convalidar a qualidade e usabilidade. Para facilitar ainda mais o processo, a JB Software já implantou e deixou pré-configuradas quase 100 obrigações que podem ser clonadas para uso imediato dos escritórios.
– O nosso escritório participou dos testes e hoje é um dos que abraçam a ideia. Com a ferramenta nós reduzimos 80% do nosso tempo usado em busca de informações para controle. Era sempre um monte de planilha e impossível acompanhar o andamento das tarefas. Hoje não tenho mais problema de perder planilhas ou de dar erro e consigo acompanhar tudo pelo celular, estando fora do escritório. É sensacional, muito prático e resolveu muito a nossa vida – conta o empresário Mauro Juliani Júnior, dono do escritório de contabilidade F5 Soluções, de Chapecó.
– O cliente só precisa de login e senha e tem acesso direto à ferramenta. Também pode acessar pelo aplicativo. Para os clientes que já têm o programa JB Network, a ferramenta entra como um adicional, ou seja, sem ônus. Com ela, o gestor pode programar todas as tarefas da empresa para o ano inteiro, sem se preocupar com o próximo ano, pois a idealização é a reusabilidade permanente. Ainda, o sistema monitora e avisa quando há pendências, por exemplo. É ágil, moderno e inteligente – acrescenta Sandro Luis Pagliochi, diretor comercial da Tecsystem – Franquia da JB Software.
Para o analista e desenvolvedor responsável pela ferramenta, Daniel Bach, o diferencial do novo produto está intrinsecamente ligado à contribuição da tecnologia na vida moderna.
– Pegamos algo complexo e o transformamos em algo simples. Configuramos as maiores necessidades e entregamos ao cliente para que ele entenda a metodologia e siga adiante – resume ele.
– A tecnologia sempre vem para ajudar. Ninguém mais sobrevive sem um celular, um computador, sem internet. O que temos que fazer é usá-la para melhorar nossas vidas – complementa Elisabete.
Ferramenta pode ser adaptada a outros setores
A diretora executiva da JB Software, Elisabete Bach, destaca que a ferramenta também pode ser usada na gestão de empresas, não sendo exclusivo para escritórios contábeis.
– É um produto que também é muito útil para gestão de empresas, que têm uma série de processos e procedimentos que precisam ser feitos, normatizados e escritos para que os colaboradores saibam o roteiro (conjunto de instruções) de atuação e cumpram seus prazos. Um exemplo é a ISO 9.001, cuja ferramenta pode ajudar muito no gerenciamento.
De acordo com Elisabete, a JB Software já está comercializando a ferramenta, de olho nas novas aplicabilidades. É que o sistema é totalmente moldável e permite que as empresas criem suas configurações e adaptam os processos conforme suas necessidades.
– O sonho não para por aqui. Temos algumas ambições, como a automatização de outros processos, de atividades computacionais com aplicação no dia a dia dos clientes. São projetos para mais dois ou três anos.
Demais produtos
Além do JB Obrigação, a JB Software conta com outros 10 produtos para facilitar a vida dentro das empresas: JB Mobile (comunicação pelo celular), JB EAD (capacitação à distância ou presencial), JB Cepil (gestão fisco-contábil), JB Orçamentário (planejamento empresarial), JB Imobiliário (gestão do setor imobiliário), JB Contador (gestão empresarial), JB Ponto (portaria 1.510/2009), JB Folha (rotinas trabalhistas), JB Network (que é o portal de serviços web) JB Comunica (central de comunicações empresariais), JB Ged (gerenciador de documentos eletrônicos) e JB SmartIR (Gerenciador Imposto de Renda Pessoa Física).
Vantagens da ferramenta JB Obrigação
– Cria tarefas semanais, mensais, anuais…
– Delega o responsável.
– Vincula as empresas para cada responsável.
– Possui controle de percentual de conclusão da tarefa.
– Permite análise por perfis (o usuário pode ver a lista das suas tarefas e o administrador a das tarefas da empresa).
– Seu leiaute se molda ao tipo de equipamentos de acesso.
– Possibilita o acompanhamento em tempo real, até por smartphone.
– A empresa não fica à mercê de relatórios dos fornecedores do produto e pode exportá-los em PDF e Excel.
– Configuração em poucos clicks, podendo copiar obrigações já cadastradas.
– Possibilidade de tarefas complexas com árvore de atividades e subatividades.
– Em um só painel é possível visualizar todas as tarefas.
– Reduz em até 80% o tempo para gerenciamento de tarefas.