Índice de confiança do industrial de SC mostra otimismo
Empresários da construção civil estão mais confiantes do que os do segmento de transformação.
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) de Santa Catarina registrou 55 pontos em junho, valor praticamente igual a maio que foi de 54,9 pontos. Apesar da estabilidade, o índice de junho ficou abaixo da média histórica, que é de 57,9 pontos. Os números foram divulgados nesta sexta pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc).
Os valores acima de 50 pontos indicam confiança na economia. Abaixo, falta de confiança. O cálculo é feito por meio da opinião dos industriais sobre as condições econômicas atuais e as expectativas para os próximos meses.
Segundo os empresários, as condições atuais da economia ainda não são boas. O indicador ficou em 45,9 pontos, ou seja, abaixo da linha divisória dos 50 pontos. No entanto, o indicador que mede as expectativas futuras ficou em 59,5 pontos. Isso revela otimismo.
Os empresários da construção civil continuam mais confiantes do que os do segmento de transformação. O ICEI do setor da construção civil registrou 56,5 pontos e o da indústria de transformação ficou em 54,6 pontos.
As principais dificuldades apontadas pelos empresários no mês foram o aumento do endividamento e inadimplência dos clientes, alta carga tributária, falta de ações mais amplas do governo para estimular investimentos no setor produtivo.
O levantamento foi realizado de 1º a 18 de junho. Participaram 152 indústrias do Estado.
* A Notícia