A Importância da Identidade Visual para Empresas de Contabilidade
Conteúdo PatrocinadoA identidade visual de uma empresa é o conjunto de elementos visuais e gráficos – como logotipo, tipografias e conjunto de cores –que a representa ou representa uma linha de produtos e serviços. A grande importância de uma identidade visual está exatamente no fato de que o reconhecimento desta empresa por seu público alvo depende quase que unicamente do seu reconhecimento visual, definindo a imagem da empresa, mostrando profissionalismo, e provando ao cliente que a empresa se importa com a qualidade de seus serviços.
Para uma empresa de contabilidade, principalmente para as iniciantes, é uma tarefa difícil conseguir clientes pois a empresa precisa transparecer a solidez e confiança que os clientes precisam, afinal são muitas as responsabilidades com as quais a empresa se compromete desde taxas e impostos até os envolvimentos com recursos humanos.
Para realizar a tarefa de atrair clientes, existem alguns passos a se seguir: Escolher um posicionamento fixo para definir o público alvo, estudar bem os interesses deste público, ressaltar os diferenciais e pontos fortes dos seus produtos e serviços e investir em materiais de promoção e divulgação, tanto on-line quanto off-line. A identidade visual é uma presença importante em cada uma das fases deste processo.
A questão é: Como uma identidade visual assertiva irá me ajudar a conseguir mais clientes para minha empresa de contabilidade?
A resposta é bem simples, definindo e estudando o público alvo, você precisará que este se identifique com a sua empresa, se sentindo atraído e confiante ao realizar um negócio. Neste ponto é que a identidade visual – se bem feita – vai garantir que o seu público tenha uma ótima primeira impressão, reconhecendo na empresa, as ações e interesses dele mesmo.
A partir deste ponto, a identidade visual se torna totalmente indispensável, pois será utilizada nos materiais de promoção e divulgação da empresa, nos materiais de papelaria como papel timbrado e pastas, cartões de visita, folders, o site da empresa, vídeos e animações promocionais e institucionais e quaisquer outros materiais que possam ser utilizados para que o público reconheça a marca. Quanto mais visibilidade a marca tiver, mais público será atraído.
Segundo Claudney Wilbert, CEO da Oficinoia Motion Design, “Quando falamos em identidade, não estamos falando somente de marca. Todo o comportamento e direcionamento que a empresa precisa para encantar o seu cliente está atrelado a identidade visual. É como a roupa que a pessoa veste. Essa roupa está intimamente ligada a personalidade da pessoa, mas somente a roupa não é o suficiente para conquistar a confiança dos outros. Não adianta uma pessoa de terno e gravata, mas com vícios de linguagens que entregam a sua pouca cultura. Identidade é isso, é fazer com que toda a empresa se comunique da forma correta para conquistar seus clientes. E, venhamos e convenhamos, você jamais entregaria suas finanças para uma pessoa apenas por ela estar de terno e gravata, por outro lado, você também não confiaria nela se ela estivesse de bermuda e chinelo de dedo, mesmo que ela demonstrasse intimidade com o assunto. Identidade é a combinação de todos os elementos para se formar uma imagem de confiança e solidez.”
Se ao olhar para a sua marca e compará-la com a do seu concorrente você sente que poderia ser melhor representado, não se acanhe em procurar uma empresa que possa contribuir para que a sua imagem seja reconhecida e respeitada desde o seu símbolo gráfico até a apresentação de seus serviços.
No momento da escolha de uma empresa para produzir sua identidade visual e materiais de divulgação, é muito importante que esta empresa conheça o Código de Ética Profissional do Contabilista para que saiba as limitações de comunicação da área e possa realizar os serviços de forma correta.
Grandes marcas se fizeram e continuam se fazendo com investimento contínuo em identidade visual.
É necessário que se trate a marca da sua empresa da forma que você gostaria de ser tratado.