Homens são maioria dos jovens empreendedores
O perfil do jovem empreendedor brasileiro, traçado a partir de uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje), em parceria com a Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, revela uma predominância masculina nos negócios tocados por esse grupo. Segundo o levantamento, publicado em junho deste ano, 80% dos jovens empreendedores do Ceará são homens e possuem até 29 anos.
Em âmbito nacional, o perfil do jovem empreendedor brasileiro, identificado na pesquisa, é de universitários ou recém-formados em administração, com idade entre 26 e 30 anos e interessados pelas áreas de serviços, comércio e tecnologia. O levantamento desse dados, feito online, levou em consideração seis mil jovens com idade entre 18 e 39 anos, de 26 estados e do Distrito Federal.
Do universo de jovens empreendedores entrevistados para o estudo, em todo o País, 61% já possuem o próprio negócio. A pesquisa traçou, ainda, o perfil do potencial jovem empreendedor, mas que ainda não entrou no ramo, identificando, nesse eixo de informações, 39% de jovens que desejam investir no próprio negócio.
Com relação ao porte da empresa, a maior parcela dos jovens (36,96%) são micro empresários, 23,91% têm empresa de pequeno porte (EPP), 19,57% são micro empreendedores individuais (MEI), 17,39% possuem empresa de porte médio e apenas 2,17% têm empresa de grande porte, segundo detalha o levantamento.
Para Rodrigo Paolilo, presidente da Conaje, a pesquisa possibilitou entender os interesses dos jovens no mercado, os obstáculos enfrentados na busca pela participação efetiva dentro do empreendedorismo brasileiro e qual o futuro do setor.
“A partir desses resultados, que são inéditos no universo do empreendedorismo jovem, a Conaje e outras instituições poderão realizar projetos e ações, e cobrar políticas públicas mais assertivas para o jovem empresário brasileiro”, ressaltou Paolilo.
Diário do Nordeste