Greve dos bancários causa o fechamento de 220 agências em SC no primeiro dia
Procon questiona bancos sobre alternativas para consumidor durante a paralisação.
O primeiro dia de greve dos bancários em Santa Catarina causou o fechamento de pelo menos 220 agências, segundo as duas federações que reúnem os sindicatos regionais. Nesta quarta-feira o Procon-SC reúne representantes dos seis maiores bancos para saber quais são as medidas para contornar a paralisação, que ainda não tem data para terminar.
Nesta reunião devem comparecer representantes do Santander, Itaú, Banco do Brasil, Caixa, Bradesco e HSBC. De acordo com a diretora do Procon-SC, Elizabete Fernandes Baesso, o consumidor não pode ser lesado e é preciso que as instituições ofereçam alternativas para as transações bancárias.
— Queremos saber o que está sendo feito para atender o correntista nos principais bancos do Estado. Por enquanto não há informação de bloqueio aos setores de auto-atendimento, mas se houver os bancos podem ser penalizados — adverte.
Por não ser considerado um serviço essencial, o atendimento bancário não é obrigado pela legislação a oferecer uma quantidade mínima de agências abertas. A compensação bancária, único serviço que não pode sofrer interrupção, em geral é terceirizado pelas instituições.
Os bancos públicos lideram a quantidade de agências fechadas no Estado, segundo levantamento das entidades sindicais. São 101 agências do Banco do Brasil fechadas, além de outras 63 da Caixa Econômica. Entre os bancos privados, a maior quantidade de agências fechadas é do Itaú, com 15, seguida de Santander com 14.
A lista não inclui as regiões de Lages, Joinville, Rio do Sul e Laguna, que realizam assembleias na noite desta terça-feira, e Porto União, onde a assembleia será na quarta-feira. Em Videira a greve está prevista para começar na sexta-feira, 21.
Nas regiões de Brusque, Canoinhas e Mafra, os bancários decretaram estado de greve, mas continuam a trabalhar normalmente, podendo paralisar a qualquer momento.
Veja quais as agências estão fechadas por região
Banco do Brasil: 3 em São Miguel do Oeste, 6 em Chapecó, 38 em Florianópolis, 7 em Blumenau, 12 em Concórdia, 16 em Araranguá, 13 em Criciúma, 10 em Tubarão e 4 em Balneário Camboriú.
Caixa Econômica Federal: 1 em São Miguel do Oeste, 9 em Chapecó, 2 em Joaçaba, 22 em Florianópolis, 9 em Blumenau, 2 em Araranguá, 9 em Criciúma, 4 em Tubarão, 2 em Itajaí e 3 em Balneário Camboriú.
Bradesco: 1 em Florianópolis, 4 em Blumenau, 4 em Criciúma e 2 em Tubarão.
Itaú: 1 em Florianópolis, 6 em Blumenau, 5 em Criciúma e 3 em Tubarão.
HSBC: 2 em Blumenau e 1 em Concórdia, Criciúma e Tubarão.
Santander: 2 em Florianópolis, 6 em Blumenau, 1 em Concórdia, 3 em Criciúma e 2 em Tubarão.
Safra: 1 em Criciúma.
Banrisul: 5 em Florianópolis, 1 em Joaçaba, 1 em Blumenau, 1 em Araranguá, 1 em Criciúma, 1 em Araranguá, 1 em Tubarão e 2 em Balneário Camboriú.
Fontes: Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de SC (FEEB-SC) e Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito de Santa Catarina.
* Diário Catarinense