Funcionários querem melhora do ar e luz natural nos escritórios
Mais do que investir em instalações diferentes, academias internas ou benefícios inusitados, as empresas podem melhorar a produtividade e o bem estar dos funcionários olhando com maior atenção para a temperatura e a qualidade do ar do escritório. Estudo recente realizado com 1,6 mil funcionários de empresas dos Estados Unidos indica que a temperatura e a qualidade do ar são quatro vezes mais importantes para os funcionários do que ter acesso à uma academia. Para 67% dos entrevistados, a produtividade e o engajamento aumentam em ambientes que contam com fatores que promovem o bem-estar físico e emocional.
A questão é que suas empresas não estão conseguindo fornecer aquilo que eles consideram ideal. “A pesquisa mostra que os esforços das empresas não têm sido suficientes para promover o bem-estar dos funcionários, a despeito dos investimentos crescentes em academias, ergonomia e opções de alimentação mais saudáveis”, disse Jeanne Meister, sócia da Future Workplace, empresa que realizou a pesquisa em parceria com a View. “São os fatores aparentemente invisíveis, como qualidade do ar e luz natural, que mais influenciam o bem estar, a produtividade dos funcionários e, acima de tudo, a qualidade da experiência das pessoas nos escritórios”.
Apenas 1 de cada 4 entrevistados afirmou que a qualidade do ar de seu escritório é adequada para ele realizar seu melhor trabalho e metade deles afirmaram que a má qualidade do ar no ambiente interno os deixam mais sonolentos. Mais do que isso: quase um terço deles apontou sofrer com olhos lacrimejando ou irritação na garganta no trabalho. Para 85% deles, o ar que respiram em suas casas ou na rua é melhor do que o do escritório. Com relação à temperatura, apenas um em cada três funcionários disse que a temperatura do ar de seus escritórios é ideal e um terço disse que trabalha, ora com ar quente demais, ora frio demais. Metade deles gostaria que suas empresas projetassem um ambiente que resolvesse esse dilema.
Sobre a luz dos escritórios, grande parte dos entrevistados indicou que é comum ter sua visão tapada por persianas ou cortinas e um terço disse que a intensidade e coloração da luz a que tem acesso é importante para seu bem-estar. Outro fator analisado pela pesquisa foi como o barulho. Metade dos entrevistados afirmou se distrair com a conversa alheia e mais de um terço deles afirmaram que o barulho de telefones, da digitação nos teclados e dos sistemas de refrigeração do ar atrapalham sua concentração. Para 37% deles, as empresas deveria criar um ambiente mais silencioso.
O estudo indica que pensar no bem-estar é também uma questão de atração e retenção de talentos. Mais de dois terços dos entrevistados (67%) afirmaram que trabalhar em um ambiente que contribui para seu bem-estar e saúde os faz considerar aceitar uma oferta de trabalho e 69% disseram que este é um fator que os leva a permanecer no emprego atual.
Fonte: Valor Econômico