Estudo mostra como empresas pretendem crescer nos próximos anos
Dados do International Business Report (IBR- 2011) da Grant Thornton revelam que 46,4% das empresas brasileiras planejam expandir por meio de Fusões e Aquisições (M&A) nos próximos três anos.
A maioria (60%) tem como objetivo ampliar o acesso geográfico a novos mercados, seguido pelo interesse em adquirir novas tecnologias ou novas marcas (56,7%) e acesso a custos operacionais mais baratos (51,1%). No geral, a pesquisa englobou mais de 11 mil empresas em 39 países.
“Os dados brasileiros refletem, por um lado, a concentração de riqueza econômica no Sudeste, e por outro, a grande necessidade de desenvolvimento das outras regiões, tanto em termos socioeconômicos, como também geopolíticos”, diz em nota Octavio Zampirollo, sócio da Grant Thornton Brasil. “Como exemplo, temos o Nordeste que se mostra cada vez mais atraente para novos investimentos e negócios”.
Já na China, país onde 43,3% das companhias pretendem crescer por meio de M&A, as duas principais razões são crescer em escala (76,5%) e acesso a novos mercados (71,20%).
“Atualmente a China dispõe de um grande mercado interno capaz de reduzir os custos de produção em escala e de assegurar a sobrevivência da economia quando a demanda externa se retrair”, diz Zampirollo.
Outros países onde as empresas privadas mais planejam crescer por M&A são Geórgia (62,5%), Polônia (57,7%), Chile (57,1%), Holanda (53,8%), México (53,5%) e Bósnia (52%), Filipinas (49,5%).
Na Contramão, Alemanha (84,6%), Tailândia (84,5%), Grécia (81,8%), Taiwan (78%) e Itália (76,5%) são os países onde as companhias menos planejam crescer por meio desse tipo de operação.
Regionalmente, os destaques são a América Latina e os países do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) com 47% e 42,6% dos empresários, respectivamente, planejando M&A nos próximos anos como forma de expandir os negócios, bem acima da média global de 33,6%.
Fonte: Canal Executivo UOL