Entidades de SC debatem sobre SPED Fiscal
Florianópolis recebeu na última sexta-feira, dia 22, representantes das entidades contábeis do Estado (CRCSC; Sescons Gde Fpolis, Blumenau, Santa Catarina e Fecibtesc) que participaram da Assembléia Geral da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL).
No encontro houve a votação da nova diretoria da entidade, mas também abriu-se espaço para tratar de assuntos pertinentes às diversas entidades empresariais, referente ao cumprimento das exigências na obrigatoriedade da entrega do Sped Fiscal para as empresas do Lucro Presumido, a partir de janeiro de 2011.
Durante o debate lideranças contábeis e representantes do ramo de softwares citaram alguns entraves, principalmente a carência das empresas de softwares em atender toda a demanda de empresas obrigadas a entregar o Sped Fiscal, incluindo a escassez de pessoal capacitado para operacionalizar toda sistemática de lançamentos.
Ao final foi enfatizado que os escritórios contábeis darão todo o suporte na implantação do novo sistema, sendo que a responsabilidade da geração dos arquivos para o Sped estará diretamente ligada às próprias empresas tributadas pelo lucro presumido. Segundo a presidente do Sescon Blumenau, Daniela Zimmermann, o setor contábil solidariza-se com o setor empresarial no pedido de ampliação do prazo de entrega do Sped Fiscal.
“Não estamos à frente desse processo, somos coadjuvantes, pois entendemos que o pedido de prorrogação deva ser feito pelas entidades empresariais, já que são as empresas as responsáveis pelas informações. Estamos colaborando e dando suporte no que diz respeito à legislação e às soluções de implantação do sistema. Acreditamos que com a união das classes empresariais e contábeis conseguiremos uma nova ampliação no cronograma de implantação do Sped Fiscal para Santa Catarina”, conclui Zimmermann.
– Sescon Blumenau.