Entidades contábeis promovem Fórum

Entidades da classe contábil estiveram presentes nessa terça-feira, 17, no Fórum Secretaria da Fazenda do Estado de Santa Catarina (SFE) e Junta Comercial do Estado, no plenário do CRC-SC.
Compondo a mesa os presidentes dos Sescons – Augusto Marquart Neto (Grande Florianópolis, Elias Nicoletti Barth (Santa Catarina) e Leomir Minozzo (Blumenau) – o presidente da JUCESC Antônio Carlos Zimmermann, o Vogal da JUCESC Paulo Hazan e o contador Nilson José Goedert presidindo o Fórum.
O encontro teve como foco questionamentos relacionados ao dia-a-dia dos contadores. Dúvidas tanto sobre operacionalização dos sistemas junto a SFE quanto a problemas regionais corriqueiros sobre REGIN e Registro de Empresas.
De acordo com o presidente do Sescon Grande Florianópolis, Augusto Marquart Neto, o encontro promoveu uma convergência de idéias e soluções: “Com este tipo de evento podemos integrar as entidades contábeis juntamente com o sistema estadual visando facilitar e discutir assuntos pertinentes a classe contábil”.
O Fórum, com a participação do presidente da Junta Comercial de SC, trouxe boas notícias, tais como: o interesse da JUCESC, juntamente com as prefeituras, em padronizar as concessões de alvarás na Grande Florianópolis, a partir de abril já será aceito digitalmente cópias de documentos, as possibilidades de deferimentos ou exigências a disposição do cidadão via torpedo SMS, no sistema REGIN todo o processo pode ser monitorado pelo cidadão, entre outras colocações.
Um fato que foi bastante debatido e que incomoda a todos os contadores é com relação aos livros fiscais impressos. Foi proposto juntamente às autoridades presentes que seja extinto, num futuro próximo, este procedimento, migrando para o sistema digitalizado.
Para Antônio Zimerman, presidente da JUCESC, a Junta colabora para que todos estejam esclarecidos sobre o que é pertinente à classe. “Buscamos solucionar problemas que são comuns, de interesse da classe contábil. Nós da Junta Comercial estaremos dando encaminhamento para a solução de todos os questionamentos que nos forem feitos”. Também citou que todas as dúvidas podem ser sanadas no site: www.jucesc.sc.gov.br.
Fonte: Sescon Grande Florianópolis