Empurrão para sair do SPC
FCDL/SC lança campanha para que quem está com nome sujo renegocie dívidas
Com o fim do ano chegando e as compras de Natal perto de começarem, a preocupação de muitos consumidores é em como conseguir limpar o nome e deixar a lista de devedores do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Para facilitar a vida daqueles que querem colocar as contas em ordem, a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) vai lançar, na próxima semana, uma campanha de renegociação de dívidas voltada para quem está com o nome sujo. A iniciativa é nacional e conta com o apoio da Confederação Nacional das Câmaras de Dirigentes Lojistas (CNDL). A CDL de Joinville garante que vai participar da ação.
No mês passado, 4.810 pessoas engrossaram o cadastro do SPC de Joinville, enquanto 3.847 deixaram a lista. Entre janeiro e agosto deste ano, em comparação com o mesmo período de 2009, houve queda de 5,44% no número de registros no sistema. Ao mesmo tempo, menos consumidores conseguiram limpar o nome: nos oito primeiros meses de 2010 em relação ao mesmo tempo do ano passado, a queda foi de 6,77% (veja quadro).
O presidente da CDL de Joinville, José Esbiteskoski, diz que a entidade não quer mais promover campanhas isoladas, pois entende que, quando o estímulo é nacional, há mais peso. “Queremos trazer para o mercado de consumo quem está devendo.”
Os detalhes da campanha não estão definidos, mas a sugestão da CNDL é de que a ação seja feita entre os dias 22 de novembro e 4 de dezembro, aproveitando o pagamento do 13º salário.
De acordo com a FCDL/SC, cabe às câmaras e aos comércios decidirem se vão participar da ação. O assunto será discutido na Convenção da CDL, que começa no domingo, em Florianópolis.
* publicado no A Notícia