Empresas também deixam de honrar compromissos
O Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência das Empresas avançou 0,5% em maio de 2012, na comparação com abril de 2012, atingindo o patamar de 104,8 pontos. Foi a menor variação mensal deste indicador em 18 meses, sinalizando que a inadimplência das empresas deverá manter-se relativamente elevada, porém com pouca probabilidade de deterioração adicional durante o segundo semestre de 2012.
O lento processo de reativação do crescimento econômico, o nível ainda elevado da inadimplência dos consumidores e o agravamento da crise financeira internacional estão postergando a concretização de uma trajetória de queda mais consistente da inadimplência das empresas, dizem os economistas da Serasa.
O Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência do Consumidor recuou 1,5% em maio de 2012, na comparação com abril de 2012, atingindo o valor de 95,9. Como, por sua metodologia de construção, o indicador possui a propriedade de antever os movimentos cíclicos da inadimplência com seis meses de antecedência, a sequência de quedas mensais do dado sinaliza que a inadimplência do consumidor, depois de ter subido ininterruptamente desde o início de 2011, deve se estabilizar, e, posteriormente, entrar em trajetória de recuo ao longo do segundo semestre deste ano.
Para a Serasa, haverá uma melhora gradativa da inadimplência do consumidor no ano de 2012.
* DCI-SP