Empresas aumentam uso de e-mail na nuvem
O mercado de e-mail na nuvem está ganhando espaço entre as organizações do mundo inteiro. Estudo recente realizado pelo instituto de pesquisa Gartner aponta que 13% das empresas de capital aberto usam um dos dois principais fornecedores desse mercado atualmente: Microsoft ou Google.
O levantamento identificou que 8,5% optam pela solução Microsoft Office 365, enquanto 4,7% pelo Google Apps for Work. Os quase 87% restantes adotaram o modelo híbrido, hospedado ou privado, e gerenciado por fornecedores menores. Esse será o principal tema de discussão durante a Conferência Gartner Infraestrutura, Operações de TI e Data Center 2016, que acontece nos dias 4 e 5 de abril, em São Paulo.
Para realizar essa análise, o Gartner considerou registros de domínio de quase 40 mil companhias no mundo para descobrir quais visam aos serviços de e-mail na nuvem do Google ou da Microsoft. A companhia fundada por Bill Gates está à frente, especialmente nos setores regulamentados, incluindo serviços, energia e aeroespacial. O Google lidera no segmento industrial, com mais competição e menos regulamentação, como publicação de software, varejo, publicidade, mídia, educação, viagem, bens de consumo, comida e bebida.
“A Microsoft é a fornecedora mais popular entre as organizações públicas de maior porte que usam o e-mail baseado na nuvem, sendo que mais de 80% dessas empresas apresentam receita acima de US$ 10 bilhões”, observa o vice-presidente de Pesquisa do Gartner, Jeffrey Mann. Já a popularidade do Google é maior entre as operações com receita inferior a US$ 50 milhões, totalizando 50% de seus usuários.
Em setores como viagem e hotelaria, serviços profissionais e bens de consumo, os níveis mais altos de utilização estão entre as companhias com as maiores receitas. Mais de um terço das organizações nestes setores, com receita acima de US$ 10 bilhões, utilizam o e-mail na nuvem de um desses dois fornecedores.
JCRS