Dois terços dos adultos norte-americanos se informam pelas redes sociais, mostra pesquisa
Em torno de dois terços dos adultos norte-americanos estão recebendo “ao menos algumas de suas notícias em redes sociais” de acordo com uma pesquisa realizada pelo Pew Research Center esta semana.
Cerca de 67% dos adultos norte-americanos de alguma forma dependem das redes sociais como Facebook, Twitter e Snapchat para se informarem, mostrou a pesquisa, ante 62% em 2016.
Pela primeira vez, os pesquisadores também descobriram que 55% dos norte-americanos com mais de 50 anos estavam consumindo notícias em mídias sociais, uma alta em relação aos 45% do ano passado.
Aqueles com menos de 50 anos continuam mais propensos a receber notícias desses sites – 78% disseram que consomem informação nas redes sociais, mesma participação verificada em 2016.
O Facebook permanece como a plataforma dominante para notícias, com 45% dos norte-americanos adultos dizendo que se informam pela rede social. O YouTube, da Alphabet, é o segundo com 18%, enquanto cerca de 11% dizem buscar notícias no Twitter.
Apesar do Twitter ainda estar atrás em relação ao Facebook e o YouTube no número total de consumidores de notícias, o microblog parece continuar se beneficiando do presidente Donald Trump, um dos políticos mais ativos na plataforma.
A pesquisa descobriu que 74% dos adultos norte-americanos que usam o Twitter dizem se informar pela plataforma, acima dos 59% verificados em 2016.