Dia 27 de maio acontecerá a campanha de conscientização tributária do Sescon
No dia 27 de maio, das 11h às 14h, os Florianópolitanos terão a oportunidade de conhecer as dezenas de tributos pagos diariamente aos governos municipal, estadual e municipal. Isso porque o Sescon Grande Florianópolis promoverá o 1º Bolo Tributário no município.
A iniciativa nasceu em Blumenau, diante de uma realidade nacional: O Brasil tem uma das cargas tributárias mais altas do mundo e uma das distribuições mais injustas. O retorno em serviços à população é extremamente deficiente. Uma pesquisa da Associação Comercial de São Paulo com 608 pessoas mostrou que 93% consideram que o dinheiro dos impostos no Brasil é mal empregado pelo governo.
O destaque da campanha está na conscientização tributária, contra o desperdício de impostos, buscando repercussão junto à comunidade. De acordo com dados da última edição do Bolo Tributário de Blumenau, 74% dos entrevistados não sabem o que é imposto. Apenas 26% consideram que existem impostos e taxas embutidos sobre tudo o que compram. Para os brasileiros, impostos são as taxas pagas diretamente, como é o caso do IPTU, o mais lembrado pela população com 68%, seguido do IPVA com 28%.
No dia 27 de maio o Sescon Grande Florianópolis vai dispor de 200 Kg de bolo. Em cada pedaço deste bolo vai estar escrito um tipo de imposto que o cidadão paga por dia. Desta forma a entidade pretende aguçar a participação da população nos debates sobre tributos no país. A data será alusiva ao Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte, que cairá dois dias antes, 25 de maio, um sábado anterior.
O Bolo Tributário, servido à população em aproximadamente três mil fatias com os nomes dos impostos pagos no país pretende virar tradição e obter repercussão nacional, através da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis (Fenacon).
Realização:
Sescon Grande Florianópolis
Patrocínio:
Jomani Corretora de Seguros
Domínio Sistemas
Unicred
Center System
SCI Sistemas Contábeis
ITC
Sebrae
Entidades Parceiras:
CRCSC
FCDL
CDL Florianópolis
FACISC
Banco do Empreendedor
ACIF
Observatório Social de São José
ACIT – Tijucas
AEMFLO CDL-SJ
FIESC
FENACON