Cresce a demanda de cursos para formar empreendedores
É alto o índice de empresários de primeira viagem que iniciam negócio próprio e, pouco tempo depois, acabam por fechar as portas, principalmente entre as micro e pequenas empresas. De olho nesse nicho de mercado, é também cada vez maior o número de escolas que criam cursos específicos para formar os novos empreendedores brasileiros – sendo que o segmento de cursos a distância tem ganhado destaque nas matrículas de entidades e empresas que atuam nessa área.
É o caso do Grupo Educacional Impacta, que surgiu na década de 1990 como uma escola técnica e hoje oferece cursos de graduação e MBAs com enfoque corporativo. Assim, atende a mais de cinco mil alunos mensalmente e diz já ter treinado representantes de 25 mil empresas. Na opinião de Célio Antunes, CEO da companhia, o perfil do empreendedor brasileiro está mudando. “Estamos preparando a juventude brasileira para assumir lideranças de empresas. 58% dos jovens brasileiros querem abrir negócio próprio, querem ser empreendedores”.
A confiança de Antunes na modernização dos empresários se reflete nos cursos da instituição. Na visão do executivo, essa nova geração de empreendedores é mais dinâmica e atenta as tecnologias. “Esta surgindo uma nova leva de empresários, com mais vontade. Os mais velhos não tem vontade de mudar”, analisa.
Hoje, dos mais de 400 cursos oferecidos pela Impacta, 20 tem o formato Ensino a Distância (EAD). Na visão de Antunes, este modo de aprendizado representa o futuro para instituições similares. “Dá trabalho criar um bom curso a distância. Nosso curso nesse formato tem a mesma densidade de um curso presencial. Este mercado cresce muito. Em alguns meses, cresce na casa dos dois dígitos. É o futuro. Queremos fechar 2014 com 32 cursos EAD”.
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) também investe em cursos que capacitam o empreendedor. “Eles procuram o Sebrae antes de abrirem uma empresa. Depois, apostam na continuidade da capacitação”, conta Adriana de Barros Rebecchi, consultora.
Os cursos oferecidos pelo Sebrae que são mais procurados por Pessoas Físicas trazem ensinamentos básicos – porém essenciais – do mundo dos negócios. Com títulos como “Planejando a abertura de sua empresa” e “Como se tornar um microempreendedor individual”, estes cursos ajudam o empresário a dar seus primeiros passos. “Em 2013, os cursos mais procurados aqui no Sebrae tinham conexão com planejamento empresarial para Pessoa Física. Os novos empresários têm procurado capacitação antes de abrir um negócio”, revela.
Outra com esforços no mercado corporativo é a HSM Educação. O projeto faz parte do Grupo HSM, que há mais de 25 anos trabalha no desenvolvimento de técnicas de gestão. O braço de educação existe há três anos e já atendeu mais de quatro mil empresários e executivos. A HSM Educação cria MBAs personalizados, de acordo com a necessidade do empresário. “Nós procuramos entender as necessidades de cada empresa e desenvolvemos programas de longa ou curta duração, de acordo com a verba do cliente. A gente faz isso a quatro mãos. O programa é desenvolvido junto com a empresa”, conta Adriana Schneider Dallolio, coordenadora de Desenvolvimento de Programas da HSM Educação.
Voltada a área de treinamento pessoal, a empresa Interfaces Coaching também aposta no fator motivacional para formar bons empreendedores. Hellen Macedo, representante da empresa, diz que vai trazer o método Coaching Game ao País, por ser uma ferramenta que facilita o processo de coaching na empresa. Por meio de uma espécie de jogo de cartas, o método garante aumento da produtividade do alvo do jogo. “Nós desbloqueamos a comunicação e a relação das pessoas para que o conteúdo técnico possa ser mais efetivo. Não adianta fazer um MBA se as pessoas não se comunicam nas empresas. Desenvolvimento pessoal não é apenas uma questão de pensar positivo. É também uma questão de conhecer os seus medos e vencê-los”, finalizou ela.
DCI – SP