Classe contábil discute o Código Tributário com Prefeitura de Biguaçu
O município de Biguaçu iniciou de forma inédita a caminhada de mudanças relacionadas ao Código Tributário Municipal. O Secretário de Finanças, John Lara Kennedy, reuniu na noite desta quarta-feira (24) o Gerente de Fiscalização Tributária, Leandro Torquato, O Diretor Geral de Tributos, Bruno Marques, e o representante da Câmara Legislativa, o Vereador Vilson Norberto Alves. Foram convidados também os empresários contábeis do município e as entidades representativas, o Sescon Grande Florianópolis e o Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), representados pelos presidentes Fernando Baldissera e Adilson Cordeiro, respectivamente.
No encontro abriu-se espaço para que os contabilistas trouxessem ideias de mudanças para esclarecer a área tributária. Segundo John Kennedy, há três anos o município não atuava com uma fiscalização, não punitiva, mas orientativa, que de qualquer forma assustou os contribuintes “justamente por não ter sido uma prática frequente”, comenta.
Os poucos contabilistas que compareceram na noite fria e chuvosa desta quarta-feira, solicitaram dentre os principais assuntos, o fim da exigência de períodos anteriores a 2012 do Livro físico; a ampliação dos benefícios para empresas adequadas ao Simples Nacional; o registro de alvarás sanitários; e deixar a lei mais clara referente ao ISS para profissionais contábeis.
O presidente do Sescon Grande Florianópolis, Fernando Baldissera, levou ao conhecimento da Prefeitura alguns questionamentos feitos pelos associados da entidade. Baldissera também comunicou que o Sescon vai formalizar, através de Ofício, o pedido para que o Prefeito Castello receba a classe contábil para um debate sobre as questões levantadas na última noite. “Estamos embuídos em apoiar a classe contábil de Biguaçu. A importância ao município sobre as mudanças precisas do Código Tributário esteve estampada hoje (ontem), com o comprometimento dos poucos envolvidos, mas sobretudo pela iniciativa da Secretaria de Finanças”, disse Baldissera.
O presidente do CRCSC, Adilson Cordeiro, também parabenizou a iniciativa da prefeitura. “Vejo aqui a boa vontade por parte do governo municipal, representado pelo Secretário John Kennedy. Devemos aproveitar este clima de transformações e aparar as arestas que comprometem os serviços contábeis em Biguaçu”, concluiu Cordeiro.
Agradeço o apoio do Sescon e do CRC/SC neste novo e positivo momento de relacionamento entre a classe contábil e Prefeitura Municpal de Biguaçu.A Secretaria da Fazenda Muncipal de Biguaçu esta de portas abertas a classe contábil.
John Kennedy Lara da Costa
Secretário da Fazenda Municipal