1. Limitar o tempo de uso diário das redes sociais
Uma das maneiras mais fáceis de se concentrar é ficando longe das redes sociais em picos de produtividade. Como, muitas vezes, isso é difícil para a maioria dos usuários, o Instagram criou uma função para ajudar nessa questão. Dentro da rede social, o usuário pode determinar quantas horas por dia deseja passar no aplicativo. Quando o limite é atingido, um lembrete é enviado.
2. Bloquear notificações no celular
A função “Não Perturbe” bloqueia as notificações do celular, ajudando o usuário a passar mais tempo longe do aparelho. Outra maneira de bloquear algumas notificações do celular é desativando as notificações de aplicativos específicos na opção “Configurações” dos apps selecionados.
3. Uso de aplicativos de organização
Existem alguns aplicativos que servem para proporcionar uma melhor organização ao usuário. Alguns exemplos são: Trello, Notion, Wunderlist e Everlust
4. Método Pomodoro
O método tem como base a ideia de que dividir o fluxo de trabalhos em blocos de concentração intensa, é possível melhorar a agilidade do cérebro e estimular o foco. Um aplicativo que ajuda na aplicação do método é o Polimicro.
5. Utilização de assistentes digitais
As assistentes digitais disponíveis nos computadores e celulares podem ajudar a segmentar o tempo, lembrando o usuário de descansar e de dar início a tarefa necessária.