Catarinense na lista de bom pagador
Média de renda mais alta faz com que a região Sul tenha apenas 3,62% das contas em atraso
Gaúchos, catarinenses e paranaenses são os consumidores que mantêm o pagamento de suas contas mais em dia no país, aponta um estudo do Banco Central (BC) divulgado ontem. A Região Sul está em último lugar na lista de inadimplência, com apenas 3,62% de dívidas.
Para o BC, há uma histórica correlação inversa entre taxas mais elevadas (de inadimplência) e padrão de renda regional mais reduzido. Em outras palavras: o calote cresce quanto mais pobre for a região. A inadimplência mais alta no Norte (de 6,64%) está associada, em parte, à redução da oferta de crédito na região a partir do início de 2008. Com menos empréstimos à disposição, consumidores que se endividaram nos meses anteriores passaram a ter dificuldade para rolar dívidas e, assim, cumprir compromissos.
O Nordeste tem perfil semelhante, onde a inadimplência é de 4,26%, a terceira maior do Brasil. “Historicamente, a inadimplência (do Nordeste) relativa aos contratos com pessoas físicas é mais elevada que a média do país”, cita o texto.
O Centro-Oeste tem renda mais elevada, mas amarga a segunda posição no ranking, com inadimplência de 5,02%. A causa tem relação com a agricultura. Na lanterna, estão o Sudeste, com 3,79%, e o Sul, com 3,62%.
* publicado no Diário Catarinense