Câmbio tem caminhado para equilíbrio natural, diz Mantega
O governo tem diminuído suas intervenções no câmbio já que ele “tem caminhado para equilíbrio natural”, disse o ministro da Fazenda, Guido Mantega, nesta terça-feira. De acordo com ele, essas interferências “quase zeraram”.
“Estamos caminhando para normalidade e câmbio flutuante com menor intervenção”, explicou o ministro ao anuciar a redução de IOF para entrada de capital externo em renda fixa.
Ele citou a diminuição da utilização de operações de swap cambial (que atuam na formação de preços do mercado futuro) como um exemplo dessa menor intervenção. “Há muito tempo que não compramos reserva, dólar, no mercado”, acrescentou o ministro.
Além disso, Mantega afirmou que o governo tem reduzido o Imposto sobre Operação Financeira (IOF), uma das medidas que representavam “obstáculos para a rentabilidade do capital estrangeiro”.
Política inflacionária
O ministro Mantega voltou a afirmar que a taxa de câmbio não será usada como instrumento de política contra a inflação. “Os instrumentos para combate à inflação são os instrumentos que o Banco Central utilizou na semana passada”, disse o ministro em referência à alta da Selic, que subiu em meio ponto percentual para 8% ao ano.
Valor Econômico