Caixa responde manifestação da Fenacon sobre Conectividade Social
Em resposta à manifestação da Fenacon sobre a instabilidade no Conectividade Social ICP, Caixa Econômica diz que o Conectividade Social, canal obrigatório para o envio de informações ao FGTS, está estável, mas caso seja identificada alguma instabilidade, a orientação é aplicar as configurações que constam no Guia Rápido – Conectividade Social ICP. Clique aqui e acesse.
A Caixa ainda destacou que todas as medidas devidas estão sendo adotadas para assegurar ao empregador o cumprimento das obrigações junto ao FGTS e que se mantém o monitoramento permanente pelas áreas responsáveis. Além disso, a instituição informou que foram promovidas ações de melhorias nos servidores que atendem o sistema e na rede de comunicação da operadora provedora dos acessos via internet para evitar novos problemas de intermitência.
Nessa quarta-feira (17), a Fenacon reportou os erros que o Conectividade Social apresentou nos últimos dias, após inúmeras manifestações de associados Ao Sistema Fenacon. Além de dar conhecimento do problema, a Federação solicitou providências urgentes, já que os erros impactam, em especial, o trabalho das empresas contábeis.
Confira a íntegra da nota:
À
FENACON
Prezado Senhor
Sérgio Approbato Machado Júnior
Presidente da FENACON
1. Informamos que, no dia 16/12/2019, foi identificada instabilidade no Conectividade Social ICP com disponibilidade parcial, implicando em dificuldade por parte de algums empresas, no envio de arquivos via CNS ICP, quando a CAIXA adotou medidas emergenciais de tratamento e monitoramento das ocorrências.
2. Ao final do dia 16/12/2019, após várias análises no ambiente foi noticiada a solução da ocorrência, entretanto, hoje (17/12/2019) novos registros de instabilidade foram identificados.
3. Hoje, a partir das 15:00 hs, após ações de melhorias nos servidores que atendem o Conectividade Social e na rede de comunicação da operadora provedora dos acessos via internet, foi comunicada a melhoria no desempenho da aplicação, com expectativa de estabilização a partir das 16:00 hs com a finalização das as ações corretivas, situação ratificada, neste momento.
4. Os acompanhamentos realizados demonstram normalidade no quantitativo de transações realizadas a partir deste horário, o que indica a estabilidade das aplicações, entretanto, caso seja identificada alguma instabilidade, recomendamos aplicar as configurações descritas no documento anexado.
5. Reforçamos a orientação disponibilizada no site CAIXA, para que os empregadores providenciem o envio dos arquivos com antecedência, de forma a se evitar situações adversas, sejam elas das mais diferentes naturezas que possam impactar na geração da guia GRF e da GRRF ou prestação de informações previdenciárias.
6. Permanecemos à disposição antecipando agradecimentos pela parceria e destacando que todas as medidas devidas por parte da CAIXA estão sendo adotadas para assegurar ao empregador o cumprimento das obrigações junto ao FGTS e que se mantém o monitoramento permanente pelas áreas responsáveis.
Como informamos, a equipe da CAIXA continua com o monitoramento e ratificamos que o sistema está operacional e com alta disponibilidade, sendo alcançados números de sucesso acima da média obtida do produto.
Temos alguns registro de dificuldade no acesso e, neste caso, lembramos a necessidade de aplicação da configuração mínima. Clique aqui e tenha acesso ao documento.
Atenciosamente,
Caixa Econômica Federal
Não sei se este portal repassaria esta informação à CEF, mas informamos que a situação não está regularizada coisa nenhuma. A CEF camufla igual camaleão ou seus profissionais estão o fazendo, pois ontem mesmo, após conseguir uma única transmissão desde o dia 16, ato continuo já não conseguimos mais. E diga-se que, segundo contato nosso no suporte telefônico do serviço, a mensagem de erro nem consta na lista da CEF. Agora por que eu consigo agora e daqui a 20 segundos não consigo, é problema em meus sistemas? E isto vários colegas de minha região estão passando por este problema, inclusive o contador do SCESGO teve o problema. Eu registrei em meu nome por e-mail duas queixas, e segundo pessoas da própria CEF o problema é deles, o sistema não está dando conta do recado.