Bolo Tributário tem participação recorde em Blumenau
Uma inédita adesão de empresas, uma cartilha educativa distribuída a alunos de escolas municipais e um alerta contra o desperdício de impostos foram os destaques da campanha de conscientização tributária desenvolvida em maio por 21 entidades empresariais e sindicais com representação em Blumenau. A iniciativa incluiu também a quarta edição do Bolo Tributário, realizada Shopping Neumarkt Blumenau. “O movimento alcançou grande repercussão junto à comunidade e obteve adesão recorde de 20 empresas na comercialização de produtos e serviços sem impostos. A cada ano que passa a manifestação ganha em amplitude e consistência”, comemora Daniela Zimmermann Schmitt, presidente do Sescon Blumenau, entidade que coordenou as atividades.
Em 2012, a campanha de conscientização tributária trouxe como lema o desperdício do dinheiro público. “O Brasil tem uma das cargas tributárias mais altas do mundo e uma das distribuições mais injustas, pois o retorno em serviços à população é extremamente deficiente. Uma pesquisa da Associação Comercial de São Paulo com 608 pessoas mostrou que 93% consideram que o dinheiro dos impostos no Brasil é mal empregado pelo governo”, assinala Daniela Zimmermann Schmitt.
Daniela destaca ainda outro dado revelado pela mesma pesquisa: 74% dos entrevistados não sabem o que é imposto. Apenas 26% consideram que existem impostos e taxas embutidos sobre tudo o que compram. “Os brasileiros lembram somente dos impostos que pagam diretamente. A pesquisa mostrou que o IPTU, Imposto Predial e Territorial Urbano é o imposto mais lembrado pelos entrevistados, com 68%, seguido do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), com 28%”, assinala.
Manifestações
Uma das novidades da campanha de conscientização tributária foi a distribuição de uma revistinha sobre educação fiscal ilustrada pelo personagem Vovô Chopão, patrocinada pelas entidades empresariais de Blumenau em parceria com o programa municipal de educação fiscal e Conselho municipal de combate à pirataria. Foram impressos doze mil exemplares para distribuição nas escolas.
Houve também uma adesão inédita de empresas que venderam produtos sem impostos no dia 25 de maio, considerado o Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte. A decisão de vender produtos sem impostos teve caráter simbólico. As empresas selecionaram alguns produtos para venda em quantidade limitada.
O Bolo Tributário, servido à população em cinco mil fatias com os nomes dos impostos pagos no País, já virou tradição e obteve repercussão nacional, sendo reconhecido pela Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis (Fenacon), que solicitou uma apresentação do projeto para que possa ser repassado para outras entidades tomarem iniciativas semelhantes em todo território nacional.
Organização
A campanha foi organizada por diversas entidades empresariais e sindicais com representação em Blumenau e é coordenada pelo Sescon Blumenau, que representa as empresas contábeis.
A presidente do Sescon destaca que o objetivo é disseminar a necessidade de que políticos e autoridades não desperdicem os recursos públicos em atividades desnecessárias, mas que os apliquem de forma correta, devolvendo à sociedade serviços de qualidade. “Não basta a sociedade reclamar pela redução da carga tributária, é preciso que todos exerçam de alguma forma a fiscalização, acompanhamento e controle, exigindo-se a correta aplicação dos recursos arrecadados, sem desperdício”, assinala Daniela.
Entidades participantes
As entidades participantes são as seguintes: Sescon (empresas contábeis), Acib (associação empresarial) Acib Jovem, Ampe (associação das microempresas), CDL (comércio varejista), Intersindical Patronal, Sindilojas, Setecesc (empresas de logística), Sintex (indústria têxtil), SIHORBS (hotéis, restaurantes e similares), Sinduscon (construção civil), Sindicado das Serrarias, Sindicato das Empresas Gráficas, Sinpeb (postos de gasolina), Secovi (sindicato das imobiliárias), SIMMMEB (setor metal mecânico), Sindasseb (empresas de assessoramento), Siapb (área de brinquedos e plásticos), Fenacon (federação nacional das empresas contábeis), Fiesc (federação das indústrias de SC) e Fetrancesc (setor de transportes de SC).
Empresas que venderam produtos sem impostos
Algumas das principais lojas do comércio de Blumenau participaram do Dia de Respeito ao Contribuinte vendendo produtos sem impostos no dia 25 de maio. São elas: Celso Joalheria e Ótica, Flamingo, General Lyy, Koerich Moda Masculina, Menina do Laço e Óptica Alexandre.
A iniciativa teve a adesão também de 13 estabelecimentos da praça de alimentação do Shopping Neumarkt, que forneceram refeições sem o custo dos impostos. São elas: A Yogurteria, Bob's, Cactus, Café da Praça, Due Sapori, Jin Jin Wok,Mini Kalzone, Pastelmania, Pastine Veloce, Pequim, Roasted Potato, Subway,Tartufo e Tropical Banana.
* assessoria de imprensa Sescon Blumenau