Aposentado de Florianópolis denuncia golpe do plano de previdência privada
Seguradora de Fortaleza cobrava depósito para agilizar o benefício
O aposentado Janir Amaro Luiz, de Florianópolis, denunciou nesta quinta-feira ao RBS Notícias o golpe do plano de previdência privada. Uma empresa cobrava um depósito para agilizar a entrega do dinheiro.
Janir recebeu uma correspondência que informava que ele teria direito a mais de R$ 67 mil, além de uma aposentadoria de sete salários mínimos. Para conseguir o benefício, deveria depositar um percentual do valor para o pagamento de encargos. O aposentado desconfiou, pois nunca contratou este tipo de serviço.
No envelope com os documentos, consta como remetente uma companhia de seguros de Fortaleza, no Ceará. No local indicado, porém, não existe a empresa. Outro indício de que se trata de um golpe é que, no documento, não consta o número do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), informação obrigatória neste tipo de contrato.
A seguradora também não está relacionada na lista da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), órgão do governo federal que autoriza o funcionamento dessas empresas. As informações podem ser consultadas no site http://www.susep.gov.br
O advogado especialista em direito de seguros Lodir Sodré explica que, se o beneficiário desconfiar de qualquer informação, pode consultar um corretor de confiança e ainda fazer uma denúncia na delegacia de polícia ou no Ministério Público.
Ele também alerta para que não seja feito depósito, pois não é de praxe do mercado cobrar antecipadamente pelo serviço.
* publicado no www.diario.com.br