Antecipar a certificação digital evita problemas futuros
Instituída pela Receita Federal, a certificação digital é obrigatória desde o início do ano para as empresas brasileiras com base no Lucro Real, Presumido ou Arbitrado. Quem está enquadrado no Simples Nacional ainda está isento da obrigatoriedade. Isso, no entanto, não deve ser um fator que impeça a adaptação às novas regras.
O presidente do Sescon Blumenau, Leomir Minozzo, alerta os contribuintes da importância em antecipar a aquisição da certificação digital. “Vai chegar um momento em que as empresas do Simples também vão ser obrigadas. Antecipar o processo evita problemas de última hora, como filas e atendimentos de baixa qualidade”, explica Minozzo.
O Sescon Blumenau é um dos postos autorizados a emitir certificados digitais. Para obter mais informações sobre o serviço, entre em contato com a entidade pelo telefone (47) 3326-0236 ou pelo e-mail [email protected]
Tire suas dúvidas sobre a Certificação Digital
1) O que é?
É uma espécie de carteira de identidade virtual que contém o nome, e-mail e CPF/CNPJ da pessoa ou empresa. Além disso, apresenta dois números, chamados de chave pública e chave privada, e a assinatura da Autoridade Certificadora (AC) que a emitiu. A chave privada garante o sigilo dos dados de quem assina a mensagem. A chave pública permite que o titular do documento compartilhe com terceiros a informação protegida por criptografia – técnica que transforma dados em códigos indecifráveis.
2) Para que ela serve?
Serve para comprovar a identidade de uma pessoa ou instituição na internet através de um arquivo eletrônico, assinado digitalmente. Dessa maneira, é possível garantir um nível maior de segurança em transações eletrônicas, permitindo a identificação das partes envolvidas e assegurando a integridade e a confiabilidade dos documentos e dados da transação.
3) Por que devo ter?
A Certificação Digital torna mais segura a prática de atividades no ambiente virtual, como compras e declaração do Imposto de Renda. Em transações bancárias, por exemplo, o banco saberá que quem está acessando a sua corrente é você mesmo, o que evita possíveis fraudes.
4) Como posso ter uma?
O interessado deve procurar uma AC e preencher um formulário com seus dados. Feito isso, deve se apresentar a uma Autoridade de Registro com carteira de identidade, CPF, título de eleitor, comprovante de residência e número do PIS/Pasep. Empresas e instituições precisam comprovar o registro comercial e apresentar documentos pessoais da pessoa física responsável.
5) Quanto custa?
Para retirar uma Certificação Digital, é necessário efetuar o pagamento de uma taxa, que varia de acordo com o modelo do documento.
* Pedro Machado – Assessoria de Imprensa Sescon Blumenau