Afif vê ‘chiadeira’ do setor financeiro com imposto nos moldes da CPMF
Atualmente assessor especial do Ministério da Economia, Guilherme Afif Domingos defende a ideia de Paulo Guedes para um imposto sobre movimentações financeiras nos moldes da antiga CPMF, porém rechaça a ideia de que o governo pretende criar um novo imposto. Em sua visão, o projeto do Ministério da Economia será a modernização de imposto já existente.
“Não existe novo imposto, o que existe é a substituição de um imposto para um mais moderno. Estamos substituindo a base tributária. Precisamos desonerar o emprego no Brasil. Nós temos que desonerar a folha de pagamento para ter um imposto com incidência menor, mas que atinja a todos.”
Ele diz que a “chiadeira do setor financeiro” é porque o novo imposto “persegue” e “monitora” o dinheiro e diz que “cruel é taxar mão de obra” — que é o que acontece atualmente, segundo Afif.
Sobre o clima no Congresso para a aprovação de um tributo sobre movimentação financeira, Afif afirma que quando os parlamentares virem a vinculação da tributação com o projeto de renda básica universal, começarão a mudar de ideia, facilitando o clima para aprovação da pauta.
Fonte: CNN Brasil