19/10/2009
Marketing Contábil: Boca-a-boca para Contadores – III
“Quem domina a própria mente consegue controlar o seu ambiente.”
(Seicho Taniguchi)
(Seicho Taniguchi)
Venho publicando uma série de artigos para desmistificar o Marketing para a categoria contábil com três objetivos: primeiro, de que Marketing é só propaganda. Segundo, de que Marketing é caro. E terceiro, realmente conhecer o que é marketing, já que muitos falam do ‘marketing boca-a-boca’ mas não sabem que para alguém haver ‘boca-a-boca’ que haver Serviços de qualidade e ter uma divulgação desses serviços.
Já vimos que boca-a-boca – aquele famoso ‘quem indica’ – depende de um trabalho proativo do contabilista ou empresário contábil para que seu trabalho seja indicado. Também já mostramos que o Marketing se preocupa com o CLIENTE de forma que não basta só divulgar, há que se ter um excelente serviço a ser oferecido e deixar o cliente encantado.
Dentro desse contexto, este artigo traz dicas sobre Marketing Pessoal, aquele em que o produto ou serviço a ser oferecido está intimamente ligado à IMAGEM que VOCÊ – empresário contábil ou contabilista – transmite para seu futuro contratante, que pode ser o empregador ou mesmo um novo cliente para sua empresa.
O conceito de Marketing passa por oferecer melhores produtos, divulgar e atender as necessidades dos clientes. No caso pessoal, como se dá aplica esse conceito? Marketing Pessoal então, em termo bem simples, é dar uma boa capa a um bom conteúdo, é mostrar por fora o que se tem por dentro. Esse “dentro” e “conteúdo” é realmente o seu conhecimento, suas habilidades, o que você tem a oferecer.
As técnicas que podemos utilizar para divulgar esse conhecimento devem ser conhecidas para que você se sobressaia – como profissional ou como empresário – para que seu serviço gere o tal ‘boca-a-boca’.
E isso é importante para o contabilista? Sem dúvida. Veja esse exemplo: você vai ao supermercado com a incumbência de comprar uma lata de leite condensado. Chegando lá, você verifica que há três latas na prateleira: uma amassada e cheia, uma sem amassos mas vazia e uma outra cheia e sem amassos. Qual das três você escolhe? Certamente a que não tem amassos e está cheia! A lição que podemos tirar dessa história é que o contabilista pode espelhar-se como exemplo: os contratantes – empregadores ou empresas-clientes querem “conteúdo” mas com uma boa “embalagem”!
Baseado nessa premissa – ter uma aparência que justifique o conteúdo – leia 10 dicas de Marketing pessoal que geram boca-a-boca positivo:
1) Fazer Educação Continuada
Essa é a parte do ‘conteúdo’. Estar sempre atualizado para oferecer o melhor serviço ao seu cliente ou empregador. E divulgar isso através de seu currículo ou folders com a formação dos profissionais que atuam na empresa contábil.
Essa é a parte do ‘conteúdo’. Estar sempre atualizado para oferecer o melhor serviço ao seu cliente ou empregador. E divulgar isso através de seu currículo ou folders com a formação dos profissionais que atuam na empresa contábil.
2) Ter boa Comunicação
Saber expressar-se bem de forma oral ou escrita faz sua empresa ganhar pontos. Invista em um curso de Oratória ou de Expressão Verbal.
Saber expressar-se bem de forma oral ou escrita faz sua empresa ganhar pontos. Invista em um curso de Oratória ou de Expressão Verbal.
3) Escrever e Publicar Artigos
Sobre os assuntos que você conhece, que possam ser úteis às pessoas que o lêem, inclusive clientes e não-clientes. Você se torna mais conhecido e passa a ser um ‘indicável’. Existem vários sites na internet e geralmente os jornais de bairro apóiam essas iniciativas. E após escrever e publicar, divulgue aos seus interessados.
Sobre os assuntos que você conhece, que possam ser úteis às pessoas que o lêem, inclusive clientes e não-clientes. Você se torna mais conhecido e passa a ser um ‘indicável’. Existem vários sites na internet e geralmente os jornais de bairro apóiam essas iniciativas. E após escrever e publicar, divulgue aos seus interessados.
4) Usar a Internet a seu Favor
A internet é a forma mais barata de chegar até as pessoas. Tenha um site da empresa ou um blog pessoal, com seu currículo, seus artigos. Atenda seus clientes pelo MSN, pelo Skype e mantenha-se conectado. Dica numero zero: responda seus e-mails em menos de 24 horas ou você corre o Risco de perder para o concorrente.
A internet é a forma mais barata de chegar até as pessoas. Tenha um site da empresa ou um blog pessoal, com seu currículo, seus artigos. Atenda seus clientes pelo MSN, pelo Skype e mantenha-se conectado. Dica numero zero: responda seus e-mails em menos de 24 horas ou você corre o Risco de perder para o concorrente.
5) Ser Empreendedor
É ser diferente de ser empresário. É ter iniciativa, trabalhar um pouco mais do que o solicitado, não temer riscos calculados, estar atento às oportunidades e não ter medo de recomeçar sempre. Serve para empresários ou empregados.
É ser diferente de ser empresário. É ter iniciativa, trabalhar um pouco mais do que o solicitado, não temer riscos calculados, estar atento às oportunidades e não ter medo de recomeçar sempre. Serve para empresários ou empregados.
6) Estar sempre bem vestido
Não é preciso ser um modelo e usar as novidades da moda, mas as roupas devem refletir o profissional que você é, na ocasião que você está atuando. Sempre limpas e passadas.
Não é preciso ser um modelo e usar as novidades da moda, mas as roupas devem refletir o profissional que você é, na ocasião que você está atuando. Sempre limpas e passadas.
7) Cabelo, boca e mãos 100%
Soube de um certo prestador de serviço que foi dispensado porque tinha mau-hálito e ninguém tinha coragem de falar para ele. Visitas regulares ao dentista, cabelos e unhas aparados fazem sucesso sempre.
Soube de um certo prestador de serviço que foi dispensado porque tinha mau-hálito e ninguém tinha coragem de falar para ele. Visitas regulares ao dentista, cabelos e unhas aparados fazem sucesso sempre.
8) Transmitir Entusiasmo
Se o cliente está reclamando, cabe a você mudar essa situação e não fazer coro com ele. Mostre-se agradável, otimista, entusiasmado. Ninguém gosta de estar perto de pessoas negativas e pessimistas, ainda mais indicar esse profissional. Sorria e transmita confiança, começando pelo aperto de mão que deve ser firme e cordial.
Se o cliente está reclamando, cabe a você mudar essa situação e não fazer coro com ele. Mostre-se agradável, otimista, entusiasmado. Ninguém gosta de estar perto de pessoas negativas e pessimistas, ainda mais indicar esse profissional. Sorria e transmita confiança, começando pelo aperto de mão que deve ser firme e cordial.
9) Relacionar-se
Participar de treinamentos, trocar cartões, visitar clientes e parceiros, criar novos canais de comunicação faz parte dos profissionais que desejam ver seu trabalho indicado e conhecido.
Participar de treinamentos, trocar cartões, visitar clientes e parceiros, criar novos canais de comunicação faz parte dos profissionais que desejam ver seu trabalho indicado e conhecido.
10) Ser útil, ajudar as pessoas
É importante que o contabilista entenda que seu trabalho terá mais êxito se ele estiver focado no objetivo de seus contratantes. O lucro do seu contratante deve fazer parte das suas preocupações e empenho. Seu objetivo deve ser satisfazer as necessidades de seus contratantes e muito mais: encantá-los.
É importante que o contabilista entenda que seu trabalho terá mais êxito se ele estiver focado no objetivo de seus contratantes. O lucro do seu contratante deve fazer parte das suas preocupações e empenho. Seu objetivo deve ser satisfazer as necessidades de seus contratantes e muito mais: encantá-los.
No próximo artigo conversaremos sobre o Código de Ética da Profissão Contábil. Veremos o que pode e o que não pode ser divulgado. E ainda, como trabalhar seus diferenciais sem ferir às normas.
Até breve e sucesso para você!
Autor: Zenaide Carvalho
Escritora, Palestrante e Consultora. Administradora e Contadora, publicou os livros “Como Abrir Sua Empresa, da Idéia aos Lucros” e “Os Segredos da Oratória Política em 10 Lições”, ambos pela Editora Minelli. Site: www.zenaidecarvalho.com.br
Escritora, Palestrante e Consultora. Administradora e Contadora, publicou os livros “Como Abrir Sua Empresa, da Idéia aos Lucros” e “Os Segredos da Oratória Política em 10 Lições”, ambos pela Editora Minelli. Site: www.zenaidecarvalho.com.br
Fonte: Classe Contábil
Postado por: