Dizer “obrigado” ajuda a motivar a equipe
O déficit de gratidão está crescendo no ambiente de trabalho? Quando foi a última vez que você enviou uma mensagem sincera de agradecimento ou um presente personalizado para um funcionário, colega ou cliente para demonstrar o seu apreço genuíno pelo que eles fazem? Se faz tanto tempo que você nem se lembra, você pode não ser o único.
Uma pesquisa recente com 2 mil americanos revelou que, embora quase todo mundo concorde que chefes agradecidos são mais bem-sucedidos, apenas 10% agem conforme essa impressão e expressam agradecimentos no dia a dia.
Geralmente damos o trabalho ou a ajuda de alguém como certos (“Eles estão apenas fazendo o seu trabalho”) ou presumimos que programas de reconhecimento de funcionários são suficientes para recompensar um esforço extra. Mas outra caneca da empresa realmente demonstra que alguém está sendo valorizado?
O escritor americano William Arthur Ward observou que “gratidão pode transformar dias comuns em dias de ação de graça, converter trabalhos rotineiros num prazer e fazer com que as simples oportunidades se tornem uma benção”.
A pesquisa científica está começando a apoiar a sabedoria popular. Em 2003, um estudo dos psicólogos Robert A. Emmons e Michael E. McCullough comparou três grupos: um grupo que produziu um relato semanal de coisas pelas quais seus membros se sentiam agradecidos, um segundo grupo que fez um registro semanal enfatizando coisas que os irritavam e um terceiro grupo cujos membros simplesmente anotavam tudo que tinha impacto sobre eles. Depois de dez semanas, os membros do primeiro grupo não estavam apenas mais otimistas e objetivos, mas também registraram menos visitas ao médico e se exercitavam mais.
Estudos posteriores vincularam níveis maiores de gratidão com um nível mais alto de felicidade e com mais capacidade de tomar decisões financeiras e para resolver problemas.
Um estudo publicado em 2014 mostrou que pessoas felizes são mais produtivas. E oGoogle GOOGL +16.05% recentemente iniciou um estudo com 4 mil empregados selecionados aleatoriamente para ter uma ideia melhor de como a felicidade aumenta o engajamento.
A melhoria do moral no local de trabalho não é a única razão para a prática da gratidão. Cada vez mais estudos mostram que a prática de agradecer não apenas resulta num sono, humor e estado de alerta melhores, mas, surpreendentemente, também melhoram a saúde em geral e reduzem os sinais físicos dos riscos de futuras doenças.
Então, se você quer ser um líder eficaz e ajudar suas equipes a crescerem, você deveria mostrar seu reconhecimento pelos outros regularmente e cultivar a gratidão pelas coisas boas de sua vida. Escrever uma mensagem franca para um funcionário pode fazer a diferença — mas essa não é a única forma. Celebrar “pequenas vitórias”, algumas palavras sinceras no corredor, levar um empregado para almoçar ou fazer um agradecimento antes de uma reunião da equipe também podem ser ações significativas.
Dr. P. Murali Doraiswamy é professor de psiquiatria e medicina no Centro Médico da Universidade Duke, onde também é membro do Instituto de Ciências do Cérebro e professor sênior do Centro para Estudo do Envelhecimento e Desenvolvimento Humano.