Com divulgação de tributo na NF, Feirão do Imposto busca mais desafios em Joinville
Um dos primeiros desafios do ano para o Núcleo de Jovens Empresários da Acij é dar uma nova cara para o evento.
A partir de julho, as empresas vão ter de informar ao consumidor quanto eles pagaram de imposto na compra de um produto ou serviço. A medida, assinada pela presidente Dilma Rousseff em 10 de dezembro, vai ter impacto sobre um movimento que surgiu há dez anos em Joinville, e se espalhou pelo País: o Feirão do Imposto.
Um dos primeiros desafios do ano para o Núcleo de Jovens Empresários da Acij é dar uma nova cara para o evento.
— Temos o desafio de repensar o feirão já que o primeiro passo foi alcançado —, diz o presidente do núcleo, Gustavo Hiendlmayer, se referindo à lei que determinou a obrigatoriedade da divulgação dos impostos na nota fiscal.
A assinatura de Dilma é o ponto alto do movimento, que surgiu há dez anos, quando o empresário Ivandro de Souza fez uma ação diferente na reunião do núcleo: com um pacote de açúcar e um de café, perguntou aos colegas se alguém fazia ideia da quantidade de impostos que o consumidor pagava quando levava um produto para casa. Ninguém sabia.
— Isto nos alertou para que criássemos um movimento que lutasse pela conscientização da população. Surpreendemo-nos com a proporção que ganhou —, diz Ivandro.
A partir daí nasceu o Feirão do Imposto. A primeira edição foi apenas em Joinville. Seis meses depois, Blumenau, Jaraguá do Sul e Florianópolis adotaram o projeto, apoiado pelo Conselho Estadual do Jovem Empreendedor.
Em três anos, cem cidades brasileiras estavam desenvolvendo a ideia. Hoje, 15 Estados têm grupos formados para se dedicar ao projeto.
Da praça à venda de carro sem tributos
Nos primeiros anos, os organizadores do Feirão do Imposto armavam tendas em locais públicos das cidades de grande movimento. Nelas, havia produtos de grande consumo com etiquetas que mostravam o peso do imposto nos preços.
A ação evoluiu. Estabelecimentos comerciais começaram a participar da causa e decidiram apoiar o projeto abrindo suas portas para o feirão imposto, chegando a vender produtos como combustíveis, carros, cestas básicas sem tributos.
* A Notícia

