Buscar talento internamente é tendência no Brasil, diz LinkedIn
Recrutar internamente, investir na marca da empresa para atrair candidatos e lidar com um orçamento mais apertado. Essas são as principais tendências da área de recrutamento e seleção no Brasil atualmente, segundo pesquisa feita pelo LinkedIn.
O levantamento incluiu três mil profissionais de recursos humanos de 19 países. No Brasil, 90% das empresas estão investindo na contratação interna como forma de retenção de talentos. A maioria, 62%, tem expectativa de aumentar o número de pessoas sendo transferidas internamente em comparação com 2012. Nos demais países, esse volume é menor e chega a 46%. As razões enumeradas pelas empresas para preferir a “prata da casa” envolvem, além da retenção de profissionais-chave, o desenvolvimento de talentos, maior produtividade – uma vez que a mudança exige um tempo menor de adaptação do que no caso de uma contratação externa – e economia de custos.
A necessidade de fazer mais com menos é uma tendência forte no Brasil neste ano. Embora 56% das empresas ainda prevejam aumento no número de contratações, apenas 34% têm perspectiva de o mesmo acontecer com o orçamento voltado para a área de recrutamento. Nos dois últimos anos, essa diferença era menor.
Investir na “marca do empregador”, ou seja, reforçar o nome da empresa como uma organização de preferência junto aos candidatos é uma estratégia cada vez mais usada no Brasil. A grande maioria das empresas do país (84%) acham que a marca tem impacto significativo na hora da contratação, sendo que investimentos nessa área foram considerados a segunda maior ameaça vinda de um concorrente, logo atrás de melhorias na retenção de funcionários.
Mais da metade das empresas brasileiras medem regularmente a marca do empregador de modo quantitativo e comparam seu impacto em relação aos concorrentes, enquanto na média global cerca de um terço faz o mesmo. Também no Brasil é maior o número de empresas que entrevistam funcionários recém-contratados regularmente para entender melhor o posicionamento da marca da empresa no mercado.
Valor Econômico