• Início
    • Notícias
      • Últimas Notícias
      • Economia
      • Gerais
      • Gestão
      • Tributário e Fiscal
    • Artigos
    • Fórum Contábil
    • Utilidades
      • Downloads
      • Galeria de Fotos
      • TV Contábil
    • Contato
    • Sescon Educa
Logotipo do Portal Contábil
    • Início
    • Notícias
      • Últimas Notícias
      • Economia
      • Gerais
      • Gestão
      • Tributário e Fiscal
    • Artigos
    • Fórum Contábil
    • Utilidades
      • Downloads
      • Galeria de Fotos
      • TV Contábil
    • Contato
    • Sescon Educa
  • Entrar
19/08/2022 POSTADO EM: Contabilidade Notícias Tecnologia

MEI: nota fiscal pelo celular pode chegar ainda em agosto; entenda

Compartilhe: Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Linkedin Compartilhar no WhatsApp
Enviar para um amigo

Compartilhar

    Insira as informações abaixo e envie essa página para o e-mail de seu amigo

    Imprimir

    MEI poderá contar com um sistema mais simples de emissão das NFS-e ainda neste mês – Foto: Rafael Henrique

    No início do mês, o governo federal através da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia anunciou novidades para a emissão de notas fiscais para a categoria dos MEIs.

    De acordo com a pasta, os microempreendedores individuais poderão contar com um serviço mais rápido de emissão de nota fiscal, feito através do Portal do Simples Nacional.

    Cerca de 13 milhões de microempreendedores individuais poderão ser beneficiados com a novidade, informou o Sebrae. A emissão da nota fiscal eletrônica (NFS-e) a partir do Simples poderá ser feita, inclusive, do celular pelo aplicativo do gov.br.

    A iniciativa vem como um modo de uniformizar os diversos sistemas utilizados pelos estados na hora de se gerar uma NFS-e, e ainda por cima auxilia na hora do recolhimento dos impostos da Receita Federal. “Ou seja, é uma jogada de ganha-ganha”, disse o secretário especial de produtividade e competitividade Alexandre Ywata.

    O MEI também não precisará se preocupar com os impostos municipais, que já será posto na nota de maneira automática. “A NFS no celular ela vai chegar por conta do Sebrae e Receita Federal que desempenham um bom trabalho. Quando se fala dela, são impostos federais e municipais e para isso tivemos um alinhamento com as prefeituras”, afirmou.

    Ywata ainda por cima adiantou que a novidade, que deveria chegar em janeiro de 2023, pode ficar disponível ainda neste ano. “Existe possibilidade de entrar em operação ainda em agosto”, disse o secretário durante a 3ª edição do Fórum Encadear do Sebrae, em São Paulo, nesta terça (17).

    A novidade é um reflexo da importância dos empreendedores para a economia do país. “Esse setor é muito importante, foi responsável por 72% dos 1,3 milhão de empregos gerados este ano”, finalizou Alexandre.

     

    Yahoo Notícias


    Postado por:

    Compartilhe: Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Linkedin Compartilhar no WhatsApp
    Enviar para um amigo

    Compartilhar

      Insira as informações abaixo e envie essa página para o e-mail de seu amigo

      Imprimir
      Comentários:

      Deixe um comentário Cancelar resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado.

        Conteúdos Relacionados
        22/07/2026 - Prepare-se para os novos Documentos Fiscais Eletrônicos com curso do…
        22/07/2026 - Donos de imóveis alugados terão CNPJ para emissão de notas…
        22/07/2026 - Reforma Tributária: empresas do Lucro Real podem pagar menos impostos…
        22/07/2026 - Calibração das alíquotas e risco eleitoral concentram incertezas sobre reforma…
        + mais noticias
        Veja também
        22/07/2026 - Solução de consulta Cosit 95/26: Receita Federal se contradiz em…
        22/07/2026 - Como o outsourcing fiscal se torna estratégico na nova agenda…
        22/07/2026 - Condomínios edilícios no IBS/CBS: não incidência, opção pelo regime regular…
        22/07/2026 - Carf e a reforma tributária: nova arquitetura do contencioso administrativo
        Enquete

        O fim da escala 6x1 pode trazer impactos importantes para empresas e trabalhadores. Qual é a sua visão sobre essa mudança?
        Carregando ... Carregando ...
        • Contato
        • Fórum Contábil
        • Links de Apoio
        • Fornecedor Destaque
        • Galeria de Fotos
        • Sescon Educa Ao Vivo

        © 2015 · Portal Contábil SC · Todos os Direitos Reservados

        Entidades Realizadoras
        Apoiador