Cinco dicas para melhorar o atendimento no fim de ano
Especialista aponta detalhes que podem fazer empresas gerar bons resultados nesta época.
Décimo terceiro salário, férias, presentes para o Natal, preparativos para o réveillon. Para a maioria das pessoas, fim de ano é sinônimo de descanso, mas também de muitos gastos. Para as empresas, a época representa uma oportunidade de ouro em dar um upgrade nas vendas e garantir faturamento.
Muitas delas recorrem à contratação temporária de profissionais para atender a demanda das encomendas ou dos turistas, mas precisam estar atentas à qualificação destas pessoas. “As empresas podem gerar bons resultados no fim do ano, mas vão precisar preparar o seu quadro de colaboradores para atingirem seus objetivos”, destaca a psicóloga Taíse Vieira.
Taíse coordenou por mais de dois anos o Centro Educacional do Varejo (CEV), órgão criado pela Câmera de Dirigentes Lojistas (CDL) de Blumenau para qualificar o atendimento no comércio varejista da cidade. Hoje ela integra a equipe de treinamento e desenvolvimento da Véli Soluções em RH, que oferece o curso in company “A arte de conquistar e manter clientes”.
O treinamento avalia o papel estratégico do processo de atendimento, trabalhando o desenvolvimento de estratégias e técnicas para encantar e fidelizar clientes. Também são identificados pontos no atendimento que podem ser melhorados, além de serem ensinadas práticas de negociação. Tudo é trabalhado em aulas expositivas, atividades de dinâmicas de grupo, estudos de caso ou simulações práticas.
O conteúdo programático, apesar de seguir esses eixos principais, é personalizado de acordo com a realidade de cada empresa, reforça Taíse. “Antes do treinamento, fazemos um diagnóstico de foco do negócio, necessidades de resultado, plano de metas e a cultura da empresa, para então adaptá-los ao programa”.
Dicas para melhorar o atendimento
Além da qualificação dos profissionais, pequenos detalhes podem fazer a diferença ao atender, encantar e fidelizar um cliente. Confira as dicas da psicóloga Taíse Vieira, da Véli Soluções em RH.
1. Atendimento excelente
Tão importante quanto ter preço, prazo e produto é ter um atendimento excelente. De acordo com pesquisas de mercado, 68% dos clientes que deixam de consumir produtos ou serviços são motivados pela insatisfação com o atendimento.
2. Pós-venda
O pós-venda é uma ferramenta indispensável. O cliente fica extremamente satisfeito ao perceber que a empresa se preocupa em acompanhá-lo após a compra do produto ou serviço.
3. Segmentação e comportamento de consumo
Uma coisa fundamental, mas que poucas empresas se dedicam, é a segmentação dos clientes que atendem. Conhecer sobre comportamento do consumidor é fundamental para o sucesso do negócio.
4. Conhecer a concorrência
As empresas devem aprender tudo que puderem sobre quem está competindo pelo seu consumidor e entender que o seu principal concorrente nem sempre é a loja/empresa que vende os mesmos produtos ou oferece os mesmos serviços que a sua.
5. Entregar-se ao espírito do final de ano
Deve-se levar em conta que o período de final de ano é um momento diferente para as vendas. Os profissionais precisam entender que não estarão vendendo simplesmente um produto; estarão vendendo um presente, uma emoção. O clima natalino e as esperanças de um novo ano tornam as pessoas mais emotivas, e quando se tem uma equipe bem preparada é possível aproveitar esse momento para gerar um bom faturamento.
* Noticenter