Feliz tempo quaresmal
Fazer o trajeto em direção à Páscoa passando pela Quaresma é acreditar na possibilidade de transformação e renovação da vida. São 40 dias como momento penitencial, de interiorização e descoberta da riqueza da nossa identidade cristã.
No passado, a Quaresma era tempo de preparação ao batismo, administrado na noite pascal. Ele era entendido como participação no processo de reconciliação acontecido no sacrifício de Cristo na cruz. Portanto, é tempo de renovar os compromissos batismais e de vida em Deus. A celebração da Quaresma implica novas chances. É tempo de confiança e harmonia com Deus. Na instabilidade da cultura, fazendo-nos desprovidos diante do mal, Deus acolhe generosamente quem é forte na fé e no amor.
Diante das forças da maldade que acontecem nas diversas dimensões do cotidiano, o amor divino tem, incondicionalmente, a última palavra. Deus é a palavra de misericórdia, que faz aliança conosco, tornando-nos novas criaturas. Assim, Ele revela seu amor e fidelidade para com a humanidade.
As cinzas da Quarta-feira foram a marca do início de caminhada, da passagem da morte à vida, da purificação da consciência. Tudo isto supõe atitude de fé e compromisso.
É fundamental que haja a vitória do bem sobre o mal que está presente e entrelaçado nas riquezas da nova cultura. A Quaresma é um convite à fé e à confiança. É também anúncio da boa nova do Reino de Deus. Estamos muito mais sintonizados com notícias ruins do que com as boas, basta ligar os jornais televisivos. É hora de dar nova postura à vida.
E a Campanha da Fraternidade é colocada neste contexto de conversão e vida nova. O tema “Fraternidade e saúde pública” nos interpela a fazer algo pela saúde do povo. Temos tantos problemas, deficiências, hospitais mal equipados, falta de policiamento no uso das verbas públicas, doenças epidêmicas, paróquias que ainda não têm pastoral da saúde e pastoral da criança e por aí vai. Mas para tudo existem soluções. Basta que haja boa vontade, fraternidade e unidade. Nem tudo está perdido. Temos o lado bom da saúde, aspectos positivos, mas queremos apontar os problemas passíveis de soluções.
Todos somos filhos do mesmo Pai e Ele deseja que seus filhos tenham vida em abundância. A Campanha da Fraternidade tem como objetivo principal: “Refletir sobre a realidade da saúde no Brasil”. Vamos viver um tempo penitencial na entrega a Deus, numa atitude de volta, de abrir o coração e ter a experiência da reconciliação, participando da vida nova do Senhor. A meta da Quaresma é a Páscoa, a vida mais saudável com Deus.
* por Dom Irineu Roque Scherer, Bispo diocesano de Joinville / artigo publicado no A Notícia

