Experiência de empreendedorismo digital será ampliada neste ano
O Sebrae vai levar a experiência da Campus Party para várias regiões do país. O anúncio foi feito pela diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes, na manhã de hoje (31), durante a coletiva de abertura da décima edição da feira, considerada a maior experiência tecnológica do mundo. Para isso, o Sebrae e o Instituto Campus Party assinarão uma parceria para apoiar, de forma contínua, jovens apaixonados por cultura digital. A ideia é que a expertise adquirida durante os últimos sete anos do evento em São Paulo sirva para incentivar e melhorar a qualidade das empresas desse segmento.
Heloisa Menezes destacou que a boa relação entre as duas instituições permitirá um acordo duradouro que vai beneficiar cerca de três mil campuseiros. “A nossa atuação na feira está voltada para conteúdo sobre empreendedorismo e temos conseguido trazer conhecimento e investidores para o público do evento. Vamos expandir essa experiência para lugares menores”, comenta a diretora da instituição.
Para o presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia, ter o Sebrae como parceiro faz toda a diferença. “Ao longo de sete anos, estávamos namorando. Agora, casamos. Quero que esse casamento renda muitos filhos “, declarou. Ele ainda destacou que o Sebrae é o melhor lugar para procurar quando se quer abrir uma startup. “Essa é a primeira escala para uma startup que pretende crescer.”
As duas instituições atuam juntas desde 2011, por meio do Projeto de Fomento ao Empreendedorismo Digital. O convênio com o Instituto Campus Party prevê ações nos eventos presenciais e nos digitais, realizados na plataforma campuse.ro, que funciona como uma rede social, atualmente com mais de 400 mil pessoas cadastradas no mundo, sendo mais de cem mil no Brasil.
Para participar das ações do projeto, os interessados devem se cadastrar na plataforma campuse.ro e marcar #empreendedorismo como área de interesse no preenchimento do perfil. “O Sebrae se posiciona como indutor do desenvolvimento do empreendedorismo e atua na disseminação do conhecimento sobre gestão empresarial. O ambiente da Campus é o ideal para o fortalecimento da economia digital, permitindo a criação de uma grande rede centrada em inovação”, reforça Heloisa Menezes.
Sobre a Campus Party:
A Campus Party é a maior experiência tecnológica do mundo. Realizada desde 1997, reúne jovens geeks em um festival de inovação, criatividade, ciência, empreendedorismo e universo digital. Desde a sua primeira edição, na Espanha, encontrou um público tão entusiasmado que cresceu e se internacionalizou, passando a ter, a partir de 2008, edições no Brasil, Inglaterra, Alemanha, Colômbia, México Equador e El Salvador. Em 2016, a Campus Party Brasil realizou sua nona edição em São Paulo, com mais de 82 mil visitantes, oito mil campuseiros vindos de 24 estados brasileiros. Ao longo de uma semana, os participantes ficaram instalados em mais de 6,5 mil barracas e contaram com uma internet de 40 gigabytes para aproveitar mais de 700 horas de atividades e conteúdos. No mesmo ano, também foi realizada a Campus Party Recife, que chegou à quinta edição no último mês de julho, reunindo mais de 2,5 mil campuseiros. Brasília e Minas Gerais também receberam o evento pela primeira vez em 2016.
A Campus Party é uma realização da MCI, empresa global de produção de eventos, gestão de associações e organização de congressos, com sede em Genebra (Suíça) e fundada em 1987. A MCI possui 60 escritórios, espalhados em 31 países, entre eles: Europa, América, Ásia-Pacífico, Índia, Oriente Médio e África. No Brasil, a MCI foi constituída em 2009 e conta com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.
Fonte: Sebrae