O Perfil Contador é uma nova seção criada pelo Portal Contábil SC como forma de destacar profissionais que por suas habilidades profissionais e/ou pela liderança, a frente das demandas da classe, contribuíram para a evolução ou inovação da função no estado ou mesmo no país.

Nessa primeira edição iremos apresentar o perfil de José Lourival Klein, que ao final dos anos 60 e início dos anos 70, era apenas um jovem empreendedor que dava seus primeiros passos que o levariam a se tornar um dos mais reconhecidos empresários contábeis do Estado de Santa Catarina.

José Lourival Klein trabalhava durante o dia, estudava a noite e após a aula já atuava com os serviços contábeis que o levariam a fundar em 19/06/73, a Klein Contabilidade.

Desde o início da atividade profissional, ele já levava consigo o espírito de cooperativa. Além de se envolver com o Sindicato dos Contabilistas (Sindicont), também reunia-se com os amigos da profissão em eventos informais para discutir as mudanças na legislação da época.

Não por menos, que foi o presidente do Sindicont Joinville por nove anos e por décadas foi Delegado do CRCSC e Perito da Justiça do Trabalho. Só aí já são mais de 30 anos de dedicação para valorizar a classe contábil.

Na década de 80, mesmo com as diversas dificuldades com a comunicação da época, devido a pouca estrutura da telefonia no Estado, Klein destaca que um dos mais importantes passos foi dado.

Mesmo sendo bem representados pelo Sindicato do Comércio, os empresários contábeis enxergavam uma disparidade na área de atuação e com isso uma necessidade de se criar uma entidade genuinamente voltada aos interesses da classe contábil. Dessa forma, foi na Convenção de Contabilidade do Estado de Santa Catarina (Contesc) que ocorreu no ano de 1984 na cidade de Joaçaba, onde foi fundado o que hoje é o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de Santa Catarina (Sescon/SC).
Seu envolvimento com a contabilidade é tão grande, seja por seu incentivo ou até mesmo pela transmissão da paixão pela profissão, que acabou resultando na escolha das suas três filhas por seguir os seus passos profissionais.

Hoje em dia reconhece a importância dos avanços tecnológicos, mas lembra com carinho do tempo em que os fechamentos dos envelopes de pagamentos eram datilografados e todo o registro contábil era feito manualmente nos livros. Tanto é, que guarda com muito carinho diversos objetos do seu início na vida profissional.

Sobre a necessidade de se manter atualizado, com relação às constantes mudanças na legislação, Klein afirma que não se trata de um diferencial, mas sim uma necessidade para se manter no mercado.

Feliz pelas conquistas da classe, muitas delas graças ao seu empenho e de demais amigos no passado por meio das entidades, José Lourival Klein, que é caracterizado por sempre estar com belo sorriso no rosto, realmente tem muito ao que se orgulhar. Possui, juntamente com seus sócios, uma das mais respeitadas empresas contábeis de Santa Catarina, possui uma bela família e se declara satisfeito por tudo o que a vida lhe proporcionou. Seu jeito cativante fez criar amizades com muitos profissionais da classe, com pessoas dos órgãos governamentais com os quais tem portas abertas e obviamente com os clientes, a razão de existir da sua profissão e da sua empresa.

Augusto Marquardt Neto

Da necessidade à excelência REDAÇÃO Escolher uma profissão é um… Ver mais

Tadeu Oneda

Na pequena Tangará da década de 60, o trem que… Ver mais

Receba nosso conteúdo diariamente no seu e-mail

Receba as Principais Notícias do Portal Contábil SC

Diretamente no seu E-mail todos os dias

Não se preocupe, seu e-mail não será enviado a terceiros e nem para spams