Liderado pela Fiesc, grupo brasileiro participa de feira de Cantão, na China
O grupo brasileiro que participa da missão empresarial à China, liderado pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), iniciou no domingo, 15, a participação na Feira de Cantão, o maior evento de negócios do País, e teve reuniões com experts em comércio internacional presentes na feira. Ainda no domingo, a comitiva participou de seminário de oportunidades, investimentos e parcerias entre Brasil e China, com a presença do cônsul-geral do Brasil em Guangzhou, José Vicente da Silva Lessa.
Durante o encontro, o vice-presidente regional da FIESC, Evair Oenning, que lidera a missão, salientou que o Brasil tem o sétimo maior mercado consumidor do mundo, classe média crescente e uma das maiores reservas de petróleo do mundo. Em relação a Santa Catarina, ele lembrou que o Estado tem um PIB de US$ 129,8 bilhões, é o segundo com maior participação da indústria de transformação no PIB estadual, tem o quarto maior PIB per capita do País e o sexto maior PIB industrial.
A missão vai até o dia 20 de outubro, com a participação de representantes de indústrias de Santa Catarina, Amazonas, Paraná, São Paulo e Pará. A feira é realizada na cidade de Guangzhou, no sul do País, duas vezes ao ano. A última edição, realizada em abril, contou com 196,5 mil visitantes chineses e estrangeiros de 200 países e regiões e 24,7 mil expositores. Segundo a organização, a feira movimentou cerca de US$ 30 bilhões em negócios. Além de participar da feira, a comitiva fará visitas técnicas à empresa Huawei e ao Porto de Shenzhen.
A iniciativa tem o objetivo de prospectar oportunidades de negócios no mercado chinês, identificar e concretizar parcerias entre empresas brasileiras e estrangeiras e incrementar as transações comerciais, desenvolver estratégias para utilização da Ásia como plataforma de negócios de empresas brasileiras, fortalecer a rede de relacionamento na China, acompanhar e monitorar novas tendências e inovações dos segmentos contemplados na feira, além de identificar novos nichos de negócios.
A China tem o segundo maior PIB do mundo e a maior população mundial (cerca de 1,37 bilhão de pessoas). A economia chinesa já é maior do que o valor somado das outras quatro economias dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Desde sua entrada na Organização Mundial do Comércio (OMC), consolidou sua posição como maior parceiro comercial do Brasil na Ásia. O País responde por 13% do volume de comércio internacional mundial. Majoritariamente urbana, a China possui o maior mercado consumidor mundial. Até 2022, 75% da população urbana pertencerá à classe média, com renda anual entre US$ 9 e US$ 34 mil.
A missão é realizada em parceria com a Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN) da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) em parceria com a China Trade Center (CTC).