08/08
SESCON Santa Catarina
Joinvile
INÍCIO
16/10/17
TÉRMINO
24/10/17

LOCALIZAÇÃO

Le Village Flats - Av. Dr. Albano Schulz, 815 - Auditório Carlos Kinas - Centro - Joinvile


INFORMAÇÕES

 ATENÇÃO!

ESSE CURSO VALE 32 PONTOS NO EPC PARA – PREVIC e ProGP

Código credenciamento – SC-01275

 

Data: 16 e 17, 23 e 24 de outubro de 2017.

Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30

Carga Horária: 32hs/a

Local: Auditório do Sescon/SC

Av. Dr. Albano Schulz, 815 – Centro – Joinville

 

Investimento:

Para inscrições até 02/10 – 10% de desconto

Representados do Sescon/SC com a contribuição Sindical em dia ganhará 10% de desconto.

Não representado…………………….. – R$ 1.330,00

Representado Sescon/SC…………… – R$ 1050,00

Associados Sescon/SC ou Sindicont – R$ 865,00

Associados Sescon/SC e Sindicont –   R$ 665,00

 

Condição de Pagamento: Boleto Bancário ou Cartão de Crédito*

Inscrições até 25/08 – 3 vezes no boleto

Inscrições até 25/09 – 2 vezes no boleto

  • Parcelamento no cartão de crédito em até 5 vezes, parcela mínima R$ 90,00 – consulte-nos.

 

UTILIZE OS PONTOS DO PROGRAMA FIDELIDADE PRIME E PAGUE SUA INSCRIÇÃO TOTAL OU PARCIAL.

 

Inscrições: www.sesconsc.org.br.

 

IMPORTANTE: O estacionamento é terceirizado. O valor o período é R$ 10,00 – o pagamento deverá ser efetuado na recepção do prédio.

 

Mais Informações: (47) 3433-9849 ou cursos@sesconsc.org.br.

 

O SESCON/SC reserva-se ao direito de realizar o curso somente após o fechamento da turma.


DETALHES

Públicos Alvo: Profissionais da área contábil em geral, com maior ênfase aos assistentes e analistas que procurem por atualização ou reciclagem na matéria. Preferível que o participante seja usuário de planilhas eletrônicas (Office Excel).

 

Nível: Intermediário/Avançado. Trazer notebook.

 

Objetivos: Partindo de um balancete de verificação inicial, será desenvolvida, em âmbito prático, mediante o uso de software e/ou planilhas eletrônicas, a realização de lançamentos contábeis complementares, revisão de nomenclaturas e reclassificações entre contas ou grupos, conciliação das principais contas patrimoniais – fontes internas e externas, cruzamento com obrigações acessórias, ajustes decorrentes dos novos métodos e critérios contábeis vigentes comuns às entidades de fins lucrativos (exceto S/A) enquadradas como PME (NBC TG 1000 – Resolução CFC 1.255/2009) – tais como quotas de depreciação de bens do ativo imobilizado, inclusive sobre custo atribuído (deemed cost), ajustes a valor presente e a valor justo, provisões e “impairment” – e seus reflexos tributários a partir da vigência da Lei 12.973/2014, cálculo e contabilização do IRPJ e CSLL – corrente e diferido (real e presumido) e a elaboração das demonstrações contábeis, no âmbito da ECD, com ênfase nas notas explicativas e DFC.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1   – Balancete de verificação inicial

1.1  – Análise da consistência dos saldos

1.2  – Adequação de nomenclatura de acordo com as normas contábeis vigentes

1.3  – Reclassificações de saldos

1.3.1   – Entre Circulante e Não Circulante

1.3.2   – Entre Ativo e Passivo (ou vice-versa)

1.3.2.1     – uso de contas redutoras

1.4  – Mapeamento com o plano referencial e identificação da necessidade de abertura de contas

 

2   – Importação de registros de outros módulos ou sistemas

 

3   – Lançamentos contábeis complementares

3.1  – Mercadorias faturadas e não entregues

3.2  – Devolução de venda do exercício social anterior

3.3  – Perdas estimadas com créditos de liquidação duvidosa (PECLD) e perdas no recebimento de créditos

3.4  – Rendimentos de aplicações financeiras de renda fixa

3.5  – Créditos de ICMS, PIS e COFINS sobre aquisição de ativo imobilizado

3.6  – Despesas e receitas antecipadas

3.7  – Juros sobre empréstimos, IOF e IRRF incidentes

3.8  – Atualização monetária de tributos a recuperar

3.9  – Apropriação de juros e multa de mora e atualização de parcelamentos tributários

3.10  – Variações cambiais

3.11  – Atualização de impostos a recuperar

3.12  – Ganho ou perda na alienação de bem do ativo imobilizado

3.13  – PIS/COFINS apurados no período sobre demais receitas e créditos (regime não cumulativo)

3.14  – Reclassificações e transferências entre contas

 

4   – Conciliação das contas patrimoniais

4.1  – Principais fontes de informação

4.1.1   – Externas

4.1.2   – Internas

4.2  – Check-list

4.2.1   – Extratos, demonstrativos e relatórios

4.3  – Individualização analítica

4.3.1   – Por título e participante

4.3.2   – Por bem ou direito

4.4  – Elaboração de planilhas eletrônicas

4.5  – Cruzamento com declarações e obrigações tributárias acessórias

 

5   – Ajustes decorrentes dos novos métodos e critérios contábeis – entidades com fins lucrativos enquadradas como PME

5.1  – TG 1000 – Resolução CFC 1.255/2009 – aspectos gerais

5.2  – Quotas de depreciação do ativo imobilizado

5.2.1   – sobre custo de aquisição

5.2.2   – sobre custo atribuído (deemed cost)

5.3  – Ajustes a valor presente

5.4  – Ajustes a valor justo

5.5  – Provisões para riscos

5.6  – Perdas estimadas com recuperabilidade de ativos (impairment)

5.6.1   – Estoques

5.6.2   – Imobilizado

5.7  – Reflexos tributários após a vigência da Lei 12.973/2014

5.7.1   – Adoção de subcontas

5.7.2   – Controle na Parte B do Lalur/Lacs da ECF

 

6   – Juros sobre capital próprio e lucros distribuídos

6.1    – Cálculo e contabilização dos JSCP

6.1.1 – Contabilização proposta pela IN RFB 1.515/2014 – Exclusão no Lalur/lacs

6.2    – Lucros distribuídos com isenção de IRRF

6.2.1 – Pré-requisitos legais e contratuais

 

7   – IRPJ e CSLL

7.1  – Cálculo e contabilização do IRPJ/CSLL

7.1.1   – Devido (corrente)

7.1.2   – Diferido

 

8   – Demonstrações contábeis

8.1  – Observância quanto ao leiaute e regramento da ECD

8.2  – Notas explicativas

8.3  – Demonstração dos fluxos de caixa (DFC) e do resultado abrangente (DRA)

8.4 – Ajuste decorrente de retificação de erros de exercícios anteriores – exercício prático

 

Incluso: 8 Coffee breaks, material didático (impresso) e certificado.

 

Instrutor: ÉDISON REMI PINZON – Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), MBA em Gestão Tributária pelo INPG, atuou por mais de 20 anos nas áreas contábil, tributária e de controladoria de empresas industriais e de serviços e por 4 anos como analista de negócio (ERP), especialista em soluções na área de planejamento fiscal empresarial, consultor certificado do programa FORCEC, responsável pela  Atuábil Consultoria e Cursos, instrutor de cursos na Consult, SESCON/SC, SESCON/GF, SESCAP Londrina (LDR), CRC/PR, Karlinski Treinamentos Empresariais (RS), Doria Cursos, Prado Treinamentos e Socion Training. Palestrante dos cursos “ECF – Escrituração Contábil Fiscal” e “Lucro Presumido” gravados para a UNIFENACON em 2015 e do curso “SPE-Simples – Aspectos Tributários” no SEBRAE/PR em 2009. Autor de artigos tributários publicados pelo SESCAP/PR, SESCON/GF e Veritae Orientador Profissional (RJ).

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