Quais as Tendências do Marketing Digital e Como Aplicá-las na Minha Empresa para Crescer em 2018?
Planeje a comunicação de sua empresa com foco no design e no marketing digital. Isso gera visibilidade e mais oportunidades de negócios. #nossamelhordica
por: Edson Araújo
Você deve estar curioso para saber quais são as tendências do marketing digital em 2018. Pois é. Eu tenho algumas dicas para você. E se você é um pequeno empresário, vai precisar dessas dicas para ter um melhor desempenho no próximo ano e abrir vantagem sobre a concorrência.
Você está pronto? Então, vamos em frente!
Primeira dica: Desenvolva conteúdo para atrair prospects
Apesar desse tema não ser novidade, estamos tratando de um assunto em desenvolvimento.
O pequeno empresário está deixando os blogs para se dedicar a ações mais complexas, como: produção de infográficos, e-books e muitos outros. Não é necessário dominar todas essas ferramentas, no entanto, o seu público deseja consumir algum conteúdo de valor.
O mercado – e aqui estamos falando de pessoas – quer ser educado, guiado, esclarecido, etc. As pessoas estão buscando respostas que solucionem necessidades reais. Elas estão pesquisando cada vez mais no Google. Logo, gerar conteúdo interessante e consistente tende a atrair a atenção. E aqui, podemos falar do elemento visual. Seu conteúdo deve ser visualmente estimulante, deve atrair a atenção. Um design de conteúdo atraente vai ganhar a atenção do seu potencial cliente, essas ações melhoram seu desempenho no Google, aumentam o engajamento nas redes sociais e a suas chances de gerar leads.
Segunda dica: Use o Facebook Ads
Facebook está sempre evoluindo suas ferramentas, e com o Ads não foi diferente. É uma das melhores maneiras de obter ações com segmentação estrita, formatação de diferentes audiências e possibilidades de aperfeiçoar a campanha em andamento por meio da interpretação dos dados analíticos gerados. Ou seja, o dono da ação pode conhecer com profundidade o perfil de comportamento do seu consumidor.
São mais de 1,3 bilhão de usuários ativos diariamente no Facebook. Como em uma estratégia militar, ocupar territórios, mesmo que virtuais, é um ponto importante para definir sucesso. Pois os seus concorrentes estão lá. Logo, suas ações no canal vão te dar a oportunidade de ser visto e reconhecido.
Combinar vídeos e anúncios no Facebook multiplica o impacto. Ainda que o seu anúncio não seja considerado viral, com toda certeza vai gerar mais engajamento e sensibilização para a sua marca no ambiente online.
Terceira dica: Use o Instagram e Influenciadores
Você sabia que a taxa de engajamento no Instagram é maior que a do Facebook em 45%, e maior que a do Twitter em 40%. Segundo um recente estudo divulgado pelo Yopto.
Ok. E o que isso significa? Significa que cerca de 75% dos usuários vão produzir alguma ação diante de suas publicações. O mesmo estudo Yopto levantou que 77% das pessoas são mais convencidas por fotos geradas pelo usuário de um produto. Mais que fotos profissionais.
Peça aos seus clientes fiéis para divulgar seus produtos usando fotos próprias. Chamamos isso de “crowdsource”. As pessoas adoram essa atenção, e você economiza com fotografia profissional.
Influenciadores digitais são poderosíssimos no Instagram. “Influenciadores” são pessoas com milhares, ou mesmo milhões de seguidores, e consequentemente geram engajamento massivo. Os influenciadores digitais estão em todos os seguimentos, inclusive no seu. Se você é um pequeno empresário, vai querem um influenciador para promover seu negócio. Isso tem sido responsável pelo sucesso de muitas empresas. Você não precisa vender um olho para impulsionar tráfego e vendas. Um influenciador digital pode te ajudar.
Quarta dica: Vídeos são poderosos
Você já está no Facebook Live? Não?! Então corra! Você precisa estar lá!
O Facebook diz que as pessoas estão 10x mais propensas a comentar sobre um vídeo ao vivo no Facebook. Por quê? Porque isso te conecta mais intimamente com o seu público. Te deixa próximo!
Você sabia que 45% das pessoas assistem, em média, mais de uma hora de vídeos pelo Facebook e YouTube por semana. Dos 2 bilhões de pessoas ativas no Facebook no mundo, 1 bilhão delas assiste mais de 1 hora de vídeo no canal por semana. Essa audiência é no mínimo interessante, não?!
Os vídeos capturam a atenção com mais poder que imagem estática e texto. Não importa se você usa conteúdo ou anúncio, os vídeos são responsáveis por engajamento mais expressivo. E você vai gostar de saber que “64% dos clientes são mais propensos a comprar um produto online depois de assistir a um vídeo sobre ele.”
Quinta dica: Adapte seu conteúdo para mobile
É importante saber que 2/3 da população mundial está conectada por dispositivos móveis. Comparado com os desktops, as pessoas passam mais tempo navegando no celular. E para comprovar essa realidade a SimilarWeb.com divulgou que 36,46% das pesquisas do Google vêm de um dispositivo de trabalho, enquanto que 63,54% são provenientes de dispositivos mobile.
Não se engane, esses números continuam a crescer em 2018. Muito provável que supere os 70%. Qual a conclusão sobre esse dado? Se você ainda não tem um website responsivo, corra para otimizar o seu website para a versão mobile. De outra forma, a experiência do usuário no seu website será afetada, sua marca perde força e você perde oportunidades de gerar negócios.
O que você vai fazer com isso?
Bom, meu desejo é que você explore todo o potencial do ambiente digital, aplicando uma estratégia consistente de marketing digital. Isso não é uma opção. É questão de sobrevivência. E mais do que isso! Uma questão de sucesso.
Se essa é uma carência do seu negócio. Não se desespere! Você não precisa saber tudo, mas precisa conhecer quem domina esse assunto. Fale com uma empresa especializada em marketing digital para desenhar com você uma estratégia baseada nos seus recursos disponível. Não é preciso muito. Mas pense em um orçamento realista.
Sucesso em 2018!
- O autor é publicitário, designer gráfico e músico, além de CEO Criativo da Tribocom Group e Fundador da Tribo de Comunicação e Creative Spear. Editado por @osnialvesj.
Ótima matéria.
Muito esclarecedora e dinâmica
Excelentes dicas.
Ótimo material empreendedor.
Ótimas dicas e esclarecimentos! Sucesso Edson!